Você não imaginava: 5 regras que empresas de tecnologia fizeram os filmes seguirem
Você sabia que as grandes empresas de tecnologia têm influência sobre os filmes que você assiste? Calma, isso não quer dizer que as empresas vão influenciar na história, nos personagens, mas elas têm regras sobre como seus produtos podem aparecer em tela, detalhes pequenos que você talvez nunca tenha percebido. Conheça cinco regras de empresas de tecnologia para o cinema:
1. Malvados não podem ter iPhone
A Apple permite que seus celulares apareçam, mas ela têm uma regra curiosa de que os malvados não podem ser vistos em tela com um iPhone, revelou o diretor Rian Johnson, em entrevista à Vanity Fair, sobre o filme “Entre Facas e Segredos” (2019). Ou seja: se você está na dúvida se o personagem é do bem e do mal, confira se ele aparece com um celular da Apple em cena.
2. Bonzinhos usam Mac
Apple de novo. A diretora de propaganda da marca em filmes e televisão, Suzanne Forlenza, comentou que, na franquia “Missão: Impossível”, eles têm um acordo de que apenas Tom Cruise e a força-tarefa Missão Impossível podem usa Macs e tecnologia da Apple.
3. O Homem-Aranha é um grande fã da Sony?
“O Espetacular Homem-Aranha 2” (2014) foi produzido e distribuído pela Sony Pictures, então faz sentido que os principais produtos tecnológicos que aparecem no filme sejam justamente da Sony. Mas o filme pesou um pouco com a mão e virou até piada na internet por causa da enorme quantidade de product placement no quarto do herói.
4. “Procura no… Bing?”
O principal site de busca da internet é o Google, sem via de dúvidas. Então não é nada incomum vermos personagens pesquisando algo no site. Mas, quando eles usam o Bing, fica óbvio que é uma propaganda. Um exemplo é o remake de “RoboCop” (2014), em que o Bing é mostrado como o principal site de buscas – obviamente por causa da parceria entre a Sony, que produziu o filme, e a Microsoft, a dona do Bing.
5. O Tesla de Tony Stark
Em “Homem de Ferro” (2008), vemos que um dos carros da coleção de luxo do playboy é da Tesla – companhia do Elon Musk. Inclusive, o carro ainda nem tinha sido lançado na época do filme! “Retratar Stark como um cliente preferencial que obteve acesso antecipado a seus veículos fez com que o Tesla parecesse mais ambicioso para os clientes em geral”, opina o ScreenRant.
Fonte: ScreenRant.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.