Em 2021, a personagem da Marvel, Viúva Negra, interpretada por Scarlett Johansson, finalmente ganhou um filme solo, depois de ter sido fundamental em diversos filmes do MCU. Como Natasha Romanoff, Johansson conquistou o público, dando vida a espiã russa que precisou enfrentar diversos inimigos. Mas, além dessa personagem, o mundo dos quadrinhos e do cinema possui diversas figuras femininas no papel de espiãs.
Confira abaixo as espiãs mais famosas dos cinemas
Foxxy Cleopatra
Interpretada por Beyoncé, o terceiro filme de Austin Powers trouxe a cantora no papel de Foxxy Cleopatra. Além de interpretar uma espiã, a produção marcou o primeiro papel de destaque delas nos cinemas. Na trama, a sua personagem é uma mistura de espiã com as policiais negras da década de 1970, trazendo semelhanças entre Foxy Brown (1974) e Cleópatra Jones (1973), interpretadas por Pam Grier e Tamara Dobson.
Jinx
Ao lado de Pierce Brosnan, a atriz Halle Berry viveu Jinx no filme “Um Novo Dia para Morrer”, de 2002. Nesse papel, a personagem é uma espiã que passa de inimiga para amiga e o seu papel como Jinx chamou a atenção do público, que na época criou a expectativa de que haveria um filme solo.
Agente 86
Criado por Mel Brooks, o programa foi um grande sucesso da televisão durante 1965 e 1970, eternizando Don Adams como o protagonista. Depois de quase 40 anos, em 2008, a Warner decidiu produzir um filme com Steve Carell sendo Maxwell, enquanto a 99 foi vivida pela atriz Anne Hathaway.
Evelyn Salt
Nesta lista, a atriz Angelina Jolie não poderia faltar. Sinônimo de filmes de ação protagonizados por mulheres, em 2010 a atriz estrelou em “Salt”. Na trama, acompanhamos Evelyn Salt, uma agente da CIA que é acusada de traição por um prisioneiro e terá que provar a sua inocência, agindo como uma verdadeira espiã russa.
Major Anya Amasova
Apesar da década de 1970 ter dado um protagonismo maior para os homens quando se fala sobre filmes de espionagem, nessa época foi lançada a primeira Bondgirl (como são conhecidas as personagens femininas na franquia de 007). Na época, a personagem foi interpretada por Barbara Bach em O Espião que Me Amava (1977).