Inegavelmente, a indústria de cinema nacional é extremamente rica, apesar da predominância de filmes de drama ou comédias, tendo produções para todos os gostos, e com muitas delas alcançando prestígio internacional. Todavia, mesmo com inúmeras obras de sucesso, nem sempre ela agrada a todos.
E este é o caso do YouTuber e músico Fabrício André Bernard Di Paolo, conhecido como Lord Vinheteiro, que durante uma entrevista ao podcast Ticaracaticast, apresentado pelos ex-integrantes do programa Pânico na Band Bola e Carioca, não poupou palavras para criticar os filmes citados na conversa.
“[…] Eu julgo filmes pela capa”, declarou o YouTuber enquanto era exibido o pôster do filme Que Horas Ela Volta, lançado em 2015 e estrelado por Regina Casé. “[…] Eu nunca clicaria. E mesmo sem assistir, eu tenho certeza que esse filme é fezes”, completou.
Vinheteiro também criticou a aparência da atriz: “A capa parece uma gengiva meio feia aí que me causa um pouco de repulsa”. Outros títulos citados durante a conversa incluem Acquaria, Tainá, Tropa de Elite e o recente Meu Cunhado é um Vampiro. Assista ao trecho completo abaixo:
Vale destacar que Vinheteiro foi convidado junto do ator e comediante Marcelo Marrom, com quem ele já discutiu anteriormente sobre o assunto no podcast Flow. Contudo, diferente da primeira vez, o clima parecia estar mais ameno entre os dois.
Os 15 melhores filmes do cinema nacional segundo a ABRACCINE
Além do reconhecimento internacional das obras, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), que conta com a participação dos principais críticos de cinema do Brasil, já reuniu uma lista com os 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos. Com isso, abaixo foram apontados 15 destaques.
- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
- Cidade de Deus (2002)
- O Pagador de Promessas (1962)
- Central do Brasil (1998)
- Pixote, A Lei do Mais Fraco (1980)
- Tropa de Elite (2007)
- À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)
- O Lobo Atrás da Porta (2015)
- Estômago (2007)
- Bicho de Sete Cabeças (2001)
- Carandiru (2003)
- Ônibus 174 (2002)
- O Auto da Compadecia (2000)
- Macunaíma (1969)
- Vidas Secas (1963)