Vilões do Homem-Aranha: quais foram os de cada filme?
Uma fala comum sobre filmes de super-herói é que “o herói só é tão bom quanto o vilão que ele enfrenta”. Se isso for verdade, então o Homem-Aranha se deu bem. O herói tem uma das galerias de vilões mais memoráveis dos quadrinhos, tanto que eles até formaram uma equipe, o famoso Sexteto Sinistro. Relembre quais vilões aparecem em cada filme do teioso:
Obviamente, cuidado com os SPOILERS.
“Homem-Aranha” (2002)
O primeiro filme da trilogia de Sam Raimi e Tobey Maguire apostou no grande arqui-inimigo do herói: Norman Osborn, o Duende Verde. A escolha de Willem Dafoe para o personagem foi muito acertada e deu origem a um dos vilões mais icônicos de filmes do gênero.
“Homem-Aranha 2” (2004)
Superar o Duende Verde de Dafoe não era uma tarefa fácil, mas o segundo filme conseguiu. O longa apostou em outro grande inimigo do teioso, o Dr. Octopus, interpretado por Alfred Molina, outra escolha muito boa.
“Homem-Aranha 3” (2007)
O filme menos querido da trilogia de Raimi, “Homem-Aranha 3” levou aquele ditado que nós falamos lá em cima a sério demais e decidiu enfiar vários vilões no filme. Dessa vez, Peter (Tobey Maguire) precisou enfrentar o Homem-Areia (Thomas Haden Church), Eddie Brock (Topher Grace), que vira o Venom nos 45 do segundo tempo, Harry Osborn/Duende Verde (James Franco) e a si mesmo, já que ele passa boa parte do filme sob a influência maligna do simbionte – que rendeu aquela cena maravilhosamente constrangedora da dancinha.
“O Espetacular Homem-Aranha” (2012)
No reboot da franquia, a missão de interpretar o herói ficou com Tobey Maguire. Na trama, ele enfrentar o Dr. Curt Connors, o Lagarto, interpretado por Rhys Ifans.
“O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro” (2014)
Errar é humano, insistir no erro… bem, você já sabe. Este filme repete o erro de “Homem-Aranha 3” colocando vilões demais na história. O pobre Peter Parker (Garfield) enfrenta o Rino (Paul Giamatti), Electro (Jamie Foxx) e, mais uma vez, o Harry Osborn transformado em Duende Verde. A versão de James Franco já não tinha conquistado os fãs, mas a de Dane DeHaan conseguiu ser ainda mais execrada.
“Homem-Aranha: De Volta ao Lar” (2017)
Em seu primeiro filme solo no MCU, o Peter Parker de Tom Holland enfrenta o Abutre, interpretado por Michael Keaton, um vilão que conquistou muitos fãs da Marvel.
“Homem-Aranha no Aranhaverso” (2018)
O principal vilão no filme animado da Sony é o Rei do Crime, dublado na versão original por Liev Schreiber. Ao longo da trama, Miles Morales e Peter enfrentam alguns outros vilões, mas o filme não fica sobrecarregado porque estes vilões adicionais são subordinados ao vilão principal. Entre esses vilões coadjuvantes, o mais importante é o Gatuno, já que ele é o tio de Miles e uma figura importante em sua vida.
“Homem-Aranha: Longe de Casa” (2019)
Neste filme, Peter é enganado e acaba confiando em Mistério (Jake Gyllenhaal), que acaba se revelando o vilão da trama. A reviravolta não surpreendeu os fãs de quadrinhos, que já sabiam que o personagem era um vilão, mas deve ter pegado muitos espectadores de surpresa nos cinemas.
“Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (2021)
O filme que reúne Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland nas telonas também traz de volta vilões dos filmes anteriores, com o grande destaque sendo o Duende Verde de Willem Dafoe. Também aparecem:
- Dr. Octopus
- Homem-Areia
- Lagarto
- Electro
“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” (2023)
O vilão principal da continuação de “Aranhaverso” é o Mancha, dublado por Jason Schwartzman, um vilão dos quadrinhos que ainda não tinha sido adaptado para nenhum filme. Uma das reviravoltas da trama é que o Homem-Aranha 2099, dublado por Oscar Isaac, acaba se tornando um vilão, apesar dele ainda estar “guardado” para o próximo filme, “Além do Aranhaverso”.
Fonte: ScreenRant.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.