É fato que muitos dos personagens presentes na obra de Eiichiro Oda, One Piece, tiveram suas aparências baseadas em personalidades reais da cultura pop, tais como Steve Buscemi (em Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino), Tim Curry e até mesmo o mafioso Al Capone.
Inclusive, o próprio Oda já deixou claro na seção Sempre Bom Saber (SBS), uma parte do mangá que traz uma série de curiosidades da obra, respondendo perguntas e curiosidades dos fãs, algumas de suas inspirações para muitos dos personagens do universo de One Piece.
Porém, um dos vilões presentes na história tem sua ideia baseada apenas pela semelhança e teorias, uma vez que Oda nunca confirmou sua inspiração. No arco de Skypiea, o público conhece Enel, o tirano narcisista e quase invencível que governou as Ilhas Sky.
Além de influências mitológicas, muitos fãs do mangá e anime acreditam que Enel pode ter sido inspirado no rapper estadunidense Eminem. E apesar de Oda nunca ter confirmado a informação, existem fatores cruciais que levam os fãs a acreditarem nas teorias.
A mais óbvia é a semelhança visual entre os dois, pois, apesar dos adereços exagerados de Enel, é perceptível como ele se parece com o rapper. Outro ponto é que a introdução de Enel no universo de One Piece coincide com o “auge” da carreira de Eminem no início dos anos 2000.
Além disso, a personalidade de ambos também é comparada pelos fãs, pois Enel tem uma postura bem narcisista e cheia de si, a qual combina com a imagem ligada à Eminem. Portanto, apesar de não haver confirmação, é inegável que pode existir uma influência do rapper no trabalho de Oda.
Mais sobre One Piece: história e onde assistir
Criado em 1997, o mangá acompanha as aventuras de Monkey D. Luffy, um jovem cujo corpo ganhou as propriedades de borracha após ter comido um fruto do diabo acidentalmente, que reúne uma tripulação conhecida como Os Piratas do Chapéu de Palha para ir à caça do tesouro mais procurado do mundo: o “One Piece”.
As primeiras adaptações da série de mangá tiveram início ainda em 1998 em um episódio OVA produzido pela Production I.G, mas a versão definitiva em anime, que está sendo produzida desde 1999, foi criada pela Toei Animation, que levou a produção para novas mídias, incluindo filmes, videogames e até mesmo um jogo de cartas.
Em agosto deste ano, a Netflix deu início à versão live action de One Piece, que também se tornou um sucesso e seguirá em paralelo com as produções envolvendo a obra de Eiichiro Oda. Enquanto o live action é exclusivo da plataforma, a versão em anime está disponível via Crunchyroll e Netflix.