Vidro é um filme de 2019 escrito e dirigido pelo criativo diretor M. Night Shyamalan, responsável por projetos como O Sexto Sentido (1999) e Tempo (2021). O filme faz uma mistura entre suspense e ação, e conta com nomes como James McAvoy, Samuel L. Jackson e Bruce Willis no elenco.
O longa foi exibido no último domingo (4) no Domingo Maior, da TV Globo, após o programa Vai Que Cola. Porém, a produção da parceria entre as distribuidoras Buena Vista Internacional e Universal Pictures está disponível on-demand na plataforma Star Plus.
O filme faturou uma bilheteria de US$ 247 milhões e teve um custo de US$ 20 milhões, sendo indicado para premiações no People’s Choice Awards, mas conquistando críticas mistas entre o público e a crítica especializada.
Trama de Vidro e ligação no “ShyamalanVerso”
Vidro traz Kevin Crumb (James McAvoy), o homem com 24 personalidades diferentes, que passa a ser perseguido por David Dunn (Bruce Willis), o herói de Corpo Fechado (2000). O jogo de gato e rato entre o homem inquebrável e a Fera é influenciado pela presença de Elijah Price (Samuel L. Jackson), que manipula seus encontros e guarda segredos sobre os dois.
Essa é a terceira e última parte do que foi referido como a “trilogia Eastrail #177”, que inclui Corpo Fechado (2000) e Fragmentado (2016). A trilogia é uma série de filmes de suspense, terror psicológico e super-heróis envolvendo o descarrilamento do trem fictício Eastrail #177.
Além de McAvoy, Willis e Jackson, o elenco também conta com Anya Taylor-Joy reprisando sua personagem Casey Cooke e Spencer Treat Clark como Joseph Dunn, o filho do personagem de Willis. Além disso, Sarah Paulson estreia no universo como a doutora Ellie Staple.
Quando Shyamalan teve a ideia para Corpo Fechado nos anos 2000, o diretor foi aconselhado a não divulgar seu filme como uma história de super-herói. Porém, com a conclusão de sua trilogia em Vidro conversa bastante com o atual cenário cinematográfico, repleto de diversos poderes e heróis.