Ao longo do último século, o Brasil tornou-se conhecido por realizar obras em parceria com outros países. Orfeu Negro, O Beijo da Mulher-Aranha e Diários de Motocicleta são três exemplos bastante espaçados que comprovam isso. Com Via Appia não é diferente.
O longa de 1990 é uma parceria entre o Brasil e a Alemanha, com Jochen Hick no cargo de diretor. Suas imagens foram rodadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Hamburgo, tendo justamente um protagonista alemão no cenário do submundo brasileiro.
A obra não está disponível em nenhum serviço de streaming do Brasil, sendo considerada uma “joia escondida”. Via Appia, no entanto, pode ser acessado através do YouTube. Confira abaixo o longa completa e de graça.
Via Appia: saiba mais sobre o filme
Via Appia tornou-se de certo modo célebre alguns anos depois de seu lançamento. O longa conta com Guilherme de Pádua em uma das posições de protagonismo, que veio a ficar famoso ao assassinar sua colega de colega de elenco e par romântico na telenovela De Corpo e Alma, Daniella Perez.
Pádua foi preso em 1992 e sentenciado a 19 anos e seis meses. Porém, o ex-ator foi solto em 2002 e tornou-se um pastor. Guilherme de Pádua faleceu em 2022, tendo poucos créditos em sua carreira como ator.
No longa, vemos Frank, um comissário de bordo alemão que retorna ao Brasil para se encontrar com o garoto de programa que o contaminou com HIV. Ele decide produzir um documentário sobre o mundo underground da prostituição masculina no Rio de Janeiro, visitando diversos pontos gays da cidade, como a Via Appia.