A existência da boneca Annabelle, famosa pelos filmes de mesmo nome presente no “InvocaVerso“, na vida real já não é mais um mistério. Diferente do modelo apresentado nos filmes, a verdadeira Annabelle é uma singela boneca de pano, com grandes olhos e sorriso simpático, chamada Raggedy Ann.
No entanto, sua macabra história é repleta de mistérios e envolve dois óbitos. Tudo teve início nos anos 70 quando Donna, uma enfermeira, ganhou a boneca de presente da mãe. Após a chegada do brinquedo, a mulher e uma amiga com quem ela dividia o apartamento começaram a notar eventos estranhos.
Ela se movia sozinha, aparecendo em diferentes cômodos da casa, além de bilhetes estranhos pedindo ajuda com letras de criança surgirem no local. A boneca também começou a aparecer com estranhas gotas de sangue em suas roupas e mãos, o que deixou as mulheres extremamente assustadas.
Ao chamar uma médium para examiná-la, elas descobriram que a boneca estava supostamente possuída por uma garotinha chamada Annabelle e decidiram ficar com o brinquedo. Até que, em uma noite, o noivo de uma das meninas morreu de forma misteriosa.
O rapaz, que não gostava nada do brinquedo, havia insistido para a jovem queimar a boneca após descobrir que ela tinha o “costume” de se mover pela casa e assustar as moradoras. No dia seguinte, o noivo morreu de maneira estranha, com ferimentos abertos em seu corpo sem explicação.
O contato com os Warren e o segundo assassinato de Annabelle
Após o incidente, as duas mulheres contactaram uma igreja da cidade de Hartford, onde viviam. Ao entender a situação, a igreja decidiu entrar em contato com Ed e Lorraine Warren, o casal especialista em acontecimentos sobrenaturais.
Com o passar do tempo e as “ações” cada vez mais maléficas do brinquedo, Ed e Lorraine passaram a considerar que Annabelle é um receptáculo do Diabo. Inclusive, na época em que levaram a boneca para sua casa, eles testemunharam “investidas” da criatura, com os freios de seu carro falhando durante a viagem.
A segunda morte relacionada à Annabelle aconteceu justamente com sua chegada ao Museu dos Warren, em Connecticut, EUA, quando, durante uma visita de um casal, o homem resolveu debochar da boneca e bater no vidro de proteção. O resultado deste desafio foi um acidente de moto que tirou a vida do rapaz.
Desde o falecimento dos Warrens, seu genro Tony Spera assumiu seu legado e afirma que Annabelle é o artefato mais assustador que eles possuíam. Inclusive, Spera comentou que, quando precisou fazer uma manutenção na caixa onde ela se encontrava no ano passado, ele fez uma oração, usou luvas e molhou as mãos em água benta.
Mais sobre Annabelle: ordem dos filmes e onde assistir
Por mais que muitos detalhes tenham sido alterados, incluindo o modelo da boneca, os filmes da trilogia Annabelle adaptam diversas das histórias e experiências contadas pelo casal Warren que envolvem a mitologia da boneca.
No total, 3 filmes foram produzidos trazendo a boneca como antagonista, sendo o primeiro de 2014, o segundo de 2017 e o terceiro de 2019. Por outro lado, existe uma forma correta para assistir aos filmes para que a história faça mais sentido:
- Annabelle 2: A Criação do Mal
- Annabelle
- Annabelle 3: De Volta Para Casa
Para os espectadores que buscam uma experiência mais completa, existe ainda uma ordem cronológica que envolve outros filmes do “InvocaVerso”, que dão um background ainda maior para a história da boneca na franquia, sendo ela:
- A Freira – 1952
- Annabelle 2: A Criação do Mal – 1955
- A Freira 2 – 1956
- Annabelle – 1967
- Invocação do Mal – 1971
- Annabelle 3: De Volta para Casa – 1972
Todos os filmes citados e os demais projetos do “InvocaVerso” pertencem à Warner Bros. Discovery, portanto, estão disponíveis através do catálogo da HBO Max. Assista ao trailer do primeiro Annabelle, lançado em 2014: