A franquia de Velozes e Furiosos começou em 2001, quando tudo começou envolvendo os protagonistas principais, vividos por Vin Diesel e Paul Walker. A saga possui ao todo nove filmes, que durante esse período de 22 anos de filmes, abordou diversos temas e países, incluindo um longa ambientado no Brasil. A família de Dominic Toretto precisou diversas vezes vencer desafios, para manter o que ele mais acredita na vida, a união de todos.
Entretanto, além de precisarem fugir do FBI e depois ajudarem os agentes do Estados Unidos, eles também foram perseguidos por vilões assassinos, que os fizeram mudar de lugares milhares de vezes. Mas, apesar dos filmes terem sido lançados nos últimos anos, existe uma ordem cronológica para entender exatamente os acontecimentos da história e o rumo dos personagens.
Ordem cronológica de Velozes e Furiosos
- Velozes e Furiosos (2001)
- + Velozes + Furiosos (2003)
- Velozes e Furiosos 4 (2009)
- Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
- Velozes e Furiosos 6 (2013)
- Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)
- Velozes e Furiosos 7 (2015)
- Velozes e Furiosos 8 (2017)
- Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)
- Velozes e Furiosos 9 (2021)
Vai ter Velozes e Furiosos 10?
Durante estes 22 anos da franquia, a geração de jovens dos anos 2000 puderam crescer vendo a evolução dos filmes e como a trama se tornou super explosiva, além de trazer temas como cibercrimes. Entretanto, também houve perdas significativas como a morte de Paul Walker, enquanto Velozes e Furiosos 7 era gravado, o que gerou uma enorme comoção mundial.
Visando a continuidade da saga, Velozes e Furiosos 10 retorna aos cinemas com data prevista para ser lançado no dia 19 de maio deste ano. O longa trará novamente Vin Diesel como protagonista e foi informado pelos produtores que terá duas partes, sendo lançado a parte 2 em 2024.