O clássico de 1994, Velocidade Máxima, não parou com apenas um longa. O filme de Jan De Bont com Keanu Reeves e Sandra Bullock ganhou uma sequência, transformando Velocidade Máxima em uma franquia.
No longa original, um jovem Keanus Reeves interpreta um policial da SWAT de Los Angeles que precisa desarmar uma bomba. No entanto, as coisas não são tão fáceis. A bomba está em um ônibus escolar, ligada diretamente ao velocímetro. Se o veículo baixar de 80 km/h, a bomba é detonada. Sandra Bullock, Dennis Hopper e Jeff Daniels completam o elenco.
Já na sequência, Reeves acabou dando para trás e foi substituído por Jason Patric, de Os Garotos Perdidos. Bullock e De Bont retornam para Velocidade Máxima 2, com Willem Dafoe assumindo o papel de antagonista.
Enquanto o primeiro filme rendeu US$350 milhões e foi a quinta maior bilheteria de 1994, Velocidade Máxima 2 foi um dos maiores fracassos de 1997, com um orçamento cinco vezes maior e apenas US$160 milhões de bilheteria.
O filme também teve uma recepção ruim da crítica e a própria Sandra Bullock se arrepende de sua presença. “Eu tenho um filme ruim que não sofreu nenhum tipo de reavaliação crítica, e eu ainda me sinto envergonhada por ter atuado nele. É Velocidade Máxima 2. Nunca escondi isso. A trama não faz sentido nenhum: é um barco gigante indo lentamente em direção a uma ilha”, disse a atriz ao TooFab.
Velocidade Máxima: onde ver filmes em streaming
Quase trinta anos depois de seu lançamento, Velocidade Máxima segue fazendo sucesso. O filme de Jan de Bont, inclusive, é um clássico das sessões da Rede Globo, sendo exibido neste sábado, dia 11. Porém, para quem perder a sessão, é possível conferir o filme online.
Velocidade Máxima, por ser uma produção da extinta 20th Century Fox – hoje 20th Century Studios, da Disney – está disponível no Star+. O serviço de streaming é o único que possui o longa de 1994 em seu catálogo no Brasil. A sequência também está disponível no Star+.