A saga Velocidade Máxima contém dois filmes produzidos em seu total. O filme é uma ação que traz histórias muito diferentes em cada produção. O elenco de atores do primeiro para o segundo filme sofreu uma mudança considerável.
O primeiro filme “Velocidade Máxima”, de 1994, conta a história de Howard Payne (Dennis Hopper), um psicopata que está ameaçando a cidade de Los Angeles com explosivo. O agente Jack Traven (Keanu Reeves) está à procura de Payne para salvar Los Angeles de um atentado.
Perto de capturar o psicopata, Traven percebe a movimentação de instalação de bombas em um ônibus. Ele vai precisar evacuar o veículo em velocidade, isso tudo com Annie (Sandra Bullock), que nunca havia dirigido um ônibus na vida. O agente terá dificuldades para salvar os passageiros.
“Velocidade Máxima 2”, de 1997, se passa em outras circunstâncias e com outros atores à disposição do elenco, exceto Sandra Bullock. A história do segundo filme parte de uma viagem de férias em um navio de cruzeiro entre o casal Annie Porter (Bullock) e Alex Shaw (Jason Patric).
O casal só não contava que o navio seria sequestrado e controlado por John (Willem Dafoe), um grande gênio da informática que tomou o controle da embarcação. Apenas com o uso de um teclado ele consegue controlar o navio. Alex terá que anular esse trabalho de John para salvar os passageiros a bordo.
Keanu Reeves não quis participar do segundo filme
A saída de Keanu Reeves foi uma das mudanças entre o primeiro e o segundo filme da trama Velocidade Máxima. Em entrevista à Screen Rant, o astro declarou a motivação que o levou a não querer fazer o filme. Leia abaixo:
“Era sobre um navio de cruzeiro e eu estava tipo… ônibus não é tão rápido, mas um navio de cruzeiro é ainda mais lento do que um ônibus. E eu disse ‘eu amo vocês, mas não consigo fazer isso'”.