Desde 1946, o Festival de Cannes costuma condecorar os favoritos de cada edição com pelo menos sete prêmios, sendo um deles o Prêmio Especial do Júri. E na edição de 2024, uma produção dramática da NEON, que mistura fatos e ficção, foi a escolhida para receber o troféu.
Intitulado de The Seed of the Sacred Fig (A Semente da Figueira Sagrada, em tradução livre), o filme foi escrito e dirigido por Mohammad Rasoulof e tem como pano de fundo de sua história os protestos políticos do Irã, enquanto desenvolve um tenso drama familiar.
O longa, que conta com 93% de aprovação da crítica no site Rotten Tomatoes, chegou a ser selecionado para competir pela Palma de Ouro, mas acabou ficando com o Prêmio do Júri. Recentemente, a NEON divulgou o trailer oficial da produção, que pode ser conferido abaixo:
Vale destacar que antes da estreia de The Seed of the Sacred Fig em Cannes, Rasoulof quase foi preso pelas pelas autoridades iranianas. O cineasta acabou fugindo para a Alemanha, que elegeu o filme como sua entrada para a 97ª cerimônia do Oscar, em 2025.
Nos cinemas norte-americanos, o longa está previsto para estrear no dia 27 de novembro, mas ainda não há data disponível para sua distribuição mundial. Contudo, no Brasil, The Seed of the Sacred Fig está em exibição no Festival do Rio até o dia 13 de outubro, estando entre os favoritos do evento.
Mais sobre The Seed of the Sacred Fig: trama e elenco do filme
Após anos se dedicando ao seu trabalho como advogado, Iman se torna juiz de instrução no Tribunal Revolucionário em Teerã. Com isso, a atenção se volta para ele e sua família, uma vez que a agitação política irrompe nas ruas, aumentando ainda mais os riscos.
Iman torna-se cada vez mais paranoico e exausto mentalmente, e quando a morte de uma jovem acontece, as coisas tornam-se ainda piores. Para completar, sua arma desaparece, e isso faz com que o homem passe a desconfiar da esposa e até mesmo de suas próprias filhas.
O elenco do filme conta com nomes como Missagh Zareh, que interpreta o protagonista, junto de Soheila Golestani, Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi, Amineh Mazrouie, Reza Akhlaghirad, Shiva Ordooie, entre outros.