Vanusa foi plagiada pelo Black Sabbath? Semelhança impressionante e entrevista reveladora

Você não leu o título dessa matéria errada. Até hoje, muitos fãs se questionam se a cantora brasileira Vanusa foi plagiada pelo Black Sabbath, uma das maiores bandas de todos os tempos. Toda essa lenda remonta ao ano de 1973, quando Vanusa lançou seu quarto álbum autointitulado e os britânicos estrearam Sabbath Bloody Sabbath, uma de suas obras mais celebradas.

No mesmo álbum em que revelou ao mundo Manhãs de Setembro, a vocalista teve como single a música What To Do, único composição do Disco 4 em inglês. Já no Reino Unido, o Black Sabbath enfrentava um bloqueio criativo após o lançamento de Vol. 4 no ano anterior.

Tony Iommi, guitarrista da banda, enfrentou o período turbulento e conseguiu escrever oito músicas em um castelo para compor o lançamento de Sabbath Bloody Sabbath. E é justamente a música que dá nome ao álbum que fez os fãs acusarem os britânicos de plágio.

Vanusa e o potencial plágio do Black Sabbath

What To Do, composição de Vanusa lançada em setembro de 1973, contém um riff de guitarra bastante característico desde seu início. A música possui uma tonalidade próximo ao heavy metal e hard rock da época, sendo uma surpresa em seu catálogo. Porém, um riff praticamente idêntico pode ser conferido em Sabbath Bloody Sabath, lançada em dezembro do mesmo ano.

De acordo com Geezer Butler, a banda enfrentava um período de extrema fatiga após uma turnê mundial e uso excessivo de drogas em 1973. “Quase pensamos que estávamos acabados como banda, até que Tony apareceu com o riff de Sabbath Bloody Sabbath“, revelou o baixista da banda.

Muitos tentaram entender a ligação de Vanusa com a composição da banda britânica. Tony Iommi cita suas viagens para Los Angeles e a realocação do Black Sabbath para um castelo inglês como importantes momentos na composição do álbum, além de ter pedido para seus produtores encontrarem “fontes de inspiração” em discos de diversas culturas. Diz a lenda que Vanusa era um desses discos, embora não haja nenhuma comprovação.

Apesar disso, em 2016 a cantora Vanusa falou sobre a polêmica, ela disse: “Acho que foi apenas uma coincidência musical. Ouvi a música deles pela primeira vez há cerca de dois anos, e me convenci que eles não me copiaram – e nem os autores da minha música copiaram a deles”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.