Lançada em 2023, a série “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho” estreou no Globoplay e rapidamente tornou-se um sucesso. Com a boa recepção com o público, a obra passou a ser exibida na TV Globo às terças-feiras, permitindo que os telespectadores que não são assinantes do streaming possam conferir a série documental que explora a complexa e violenta rede de poder e disputas envolvendo os bicheiros do Rio de Janeiro.
No entanto, apesar do sucesso, a segunda temporada está em risco de não sair do papel por falta de participantes. De acordo com o portal Leo Dias, os produtores não estão conseguindo convencer novos participantes, por causa da repercussão que a primeira temporada teve. Segundo o colunista, a emissora está pensando em outras possibilidades e tem como proposta contar a história dos bicheiros e contraventores sem nenhum depoimento, abrindo mão do que teve de melhor nos primeiros episódios.
O que esperar da 2ª temporada de Vale o Escrito?
Uma das projeções da emissora era ter os depoimentos de Rogério de Andrade, uma das figuras mais citadas através de arquivos na primeira temporada. No entanto, ele se recusou a dar depoimentos para os novos episódios e também não autorizou a participação da sua mulher, Fabíola de Andrade, Rainha de Bateria da Mocidade.
Andrade é considerado o ‘todo-poderoso’ da Mocidade Independente de Padre Miguel e, sem sua participação na série documental, tudo indica que a emissora desanimou. Assim, a segunda temporada tomará outro rumo, que ainda não foi concretizado, mas sabe-se que os episódios com ausência dos participantes perderão a força.