Val Kilmer hoje: a luta contra doença e como está o ator
Um dos grandes astros de Hollywood, Val Kilmer é conhecido por interpretar Bruce Wayne em Batman Eternamente, Iceman em Top Gun, Chris Shiherlis em Fogo Contra Fogo e dezenas de outros papéis icônicos.
Porém, desde 2015, o ator diminuiu o ritmo de suas participações em longas. Foi revelado, posteriormente, que Kilmer havia sido diagnosticado com um tumor na garganta. O ator passou por diversas sessões de quimioterapia e por duas traqueostomias.
Em 2020, Val Kilmer revelou que estava livre de qualquer tumor há quatro anos, mas que a doença havia deixado sequelas em seu corpo. O ator precisou se alimentar por um tubo e permaneceu com dificuldade para falar. Um procedimento em sua traqueia fez com que sua voz fosse reduzido a sussurros e que sue fôlego diminuísse substancialmente.
Participação em Top Gun e exposição da doença
Um dos maiores sucessos da carreira do ator é Top Gun – Ases Indomáveis, lançado em 1986. A contraparte do personagem de Tom Cruise, o Iceman de Kilmer tornou-se igualmente protagonista da trama.
36 anos depois, Cruise decidiu ressuscitar a franquia com Top Gun: Maverick. A sequência foi um sucesso, com uma bilheteria astronômica de US$1,5 bilhão de dólares – a maior receita da carreira de Cruise e Kilmer.
Inclusive, a participação de Val Kilmer era incerta. Por boa parte da trama, a presença de Iceman é botada em xeque, mas, no momento certo, o ator aparece. Com um lenço no pescoço e com falas reduzidas, Val Kilmer mostrou sua doença para o maior público possível. Sua voz foi recriada utilizando inteligência artificial.
Em 2021, seu filho, Jack Kilmer, narrou o documentário Val, que mostra o desgaste e a luta de Val Kilmer contra a doença. Se você quiser ficar mais por dentro da vida do ator, é uma boa pedida!