Em 2019, foi lançado o live-action de “Dora, a Aventureira” com o filme “Dora e a Cidade Perdida”, depois de 19 anos de existência do desenho animado. Na trama, acompanhamos uma história divertida e recheada de aventuras ambientada na floresta peruana.
Interpretada por Isabella Merced, Dora junto de seu macaco Botas, seu primo Diego de 7 anos e amigos imaginários Mochila e Mapa embarcam em mais uma aventura, com seus pais. Porém, Diego precisa se mudar para Los Angeles, deixando Dora os pais na procura pela cidade inca de ouro escondida, Parapata.
O filme tem um salto temporal de dez anos, e agora Dora é adolescente. Nesse período, seus pais conseguem finalmente decifrar o mapa, mas decidem enviá-la para Los Angeles, como forma de proteção. Junto com Diego, ela recebe a notícia que seus pais desapareceram e mercenários também estão tentando achar a cidade perdida de Parapata.
Preocupada com os pais, ela decide ir sozinha investigar o caso, mas Diego decide ir junto com ela. Assim, eles embarcam na missão de encontrar os pais dela, porém, irão enfrentar diversos obstáculos nessa jornada.
Quando será lançado Dora e a Cidade Perdida 2?
Desde o lançamento de 2019, não houve nenhuma confirmação oficial dos produtores, sobre o interesse de continuarem com a franquia. Caso o estúdio queira retornar com a produção, seguindo os parâmetros do primeiro filme, a sequência provavelmente não demoraria para ficar pronta. Em Dora e a Cidade Perdida foram necessárias apenas 15 semanas de pré-produção e 15 semanas de filmagem real, que aconteceram na Austrália.
Vale ressaltar que o live-action foi bem recebido pelo público e pela crítica. Na época, o longa-metragem arrecadou cerca de US$ 120,6 milhões mundialmente, tendo um orçamento de US$ 49 milhões para ser feito. Nos sites agregadores, o filme possui boas avaliações, como no Rotten Tomatoes, onde acumula 84% de aprovação, com base em 142 resenhas feitas pela crítica especializada.