Neste sábado, a Rede Globo conta com uma retrospectiva nostálgica na Sessão de Sábado. Protagonizado por Sean Penn – indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo papel, Uma Lição de Amor relata a história de Sam Dawson, um homem com deficiência mental que é o responsável por criar Lucy, sua filha.
Embora tenha grande ajuda de amigos, Sam passa a ser ultrapassado intelectualmente por Lucy quando a menina completa 7 anos. Dessa forma, uma assistente social o julga incapaz de cuidar da garota e uma grande batalha se inicia, com Sam tendo a ajuda da advogada Rita Harrison.
O filme foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando US$97 milhões contra um orçamento de “apenas” US$22 milhões. Embora tenha polarizado a crítica da época, Uma Lição de Amor se tornou célebre por ser responsável por lançar a carreira de Dakota Fanning.
Uma Lição de Amor: entenda o final
A comovente história de Uma Lição de Amor ganha contornos inesperados em certas partes de sua trama. Embora Rita seja uma advogada de bastante renome, a personagem de Michelle Pfeiffer não consegue evitar que Sam perca a guarda de Lucy.
A menina acaba sendo levada para uma casa de acolhimento liderada por Miranda Carpenter. Sam se muda para a região e Lucy constantemente foge para se encontrar com seu pai. Comovida com a situação, Miranda encontra com Sam e o avisa que irá depor para o juiz que a menina deve ser reunida com seu pai.
Simultaneamente, Rita e Sam desenvolvem uma ótima amizade e o protagonista aconselha a advogada a terminar seu casamento, dando mais atenção para seu filho. A última cena mostra Sam como o juiz de uma partida de futebol, com Lucy atuando e tendo Rita, agora solteira, nas arquibancadas ao lado de Miranda, que aceitou ajudar Sam a criar a menina.