O filme “Um Santo Vizinho” foi lançado em 2014, trazendo um drama com comédia sobre um vizinho que faz amizade com uma criança, por ser solitário e incompreendido.
Na trama, inicialmente acompanhamos Maggie (Melissa McCarthy), uma mulher que acabou de se divorciar, e, junto do filho Oliver (Jaeden Lieberher), de 12 anos, decide se mudar. Quando chegam na nova casa, conhecem St. Vincent De Van Nuys (Bill Murray), o vizinho que quer se aproximar deles e percebe que Oliver está fragilizado com a separação dos pais.
Vincent convence Maggie de ficar mais tempo com o menino, pois ela é enfermeira e faz plantões de madrugada. Os dois se aproximam e criam uma amizade, compartilhando diversos momentos juntos, mesmo que Vincent não seja a pessoa mais indicada para cuidar de uma criança. Até porque o veterano de guerra é um homem incompreendido, mas com bom coração, que alivia sua solidão junto a uma prostituta grávida (Naomi Watts) e nas corridas de cavalos.
Explicação e final de Um Santo Vizinho
Quando Oliver passa a conviver com Vincent, descobre que ele é um homem sozinho, que gosta de oferecer o melhor para os outros, mas não para si mesmo. Sua mulher que sofre de Alzheimer e vive em uma das melhores casas de repouso da região, porém, ele vive em uma casa simples beirando a pobreza. Enquanto ele come sardinha, seu gato Felix come a melhor comida de gato gourmet.
Além disso, ele também está feliz com o bebê dentro do útero de sua namorada stripper russa, Daka (Naomi Watts), embora seja provável que ele não seja o pai. Apesar de todos esses fatores, a verdade é que Vincent se sente tão amargo com os erros do passado que aceitou ser um bêbado arrependido.
Ao final, Vincent entende que pode encontrar novamente o amor através das pessoas, como Oliver, Maggie, Daka e sua filha recém-nascida, e a ex-esposa Ana, que estava na casa de repouso. Como forma de redenção, o personagem principal encontra o caminho da paz e passa a se alimentar melhor e não bebe mais como antes, compreendendo que merece ter aquelas pessoas por perto, apesar dos erros do passado.