Lançado em 2017, o filme “Um Perfil Para Dois” é uma comédia romântica dirigida por Stéphane Robelin e protagonizada por Pierre Richard e Yaniss Lespert.
Na história, Pierre é um homem solitário e viúvo, que vive isolado há mais de dois anos em sua casa. Para tentar ajudá-lo, sua filha contrata um especialista em computador, Alex, para ensiná-lo a mexer no equipamento. Depois de ter algumas aulas, ele decide criar um perfil em um site de namoro e usa a foto de Alex, gerando diversas confusões.
Explicação e final de Um Perfil Para Dois
Aos 75 anos, Pierre é um senhor aposentado que começa a se passar pelo seu professor de informática em um site de relacionamento. Ao conhecer Flora de forma online, eles passam dias conversando, e Pierre marca um encontro, convencendo Alex de ser ele nesse momento. Porém, a confusão piora, pois Alex está namorando sua neta e Pierre ainda não sabe disso.
Com elementos cômicos e reflexivos, a narrativa percorre a confusão dos personagens em uma enrascada. Algo que chama atenção é a diferença de idade dos protagonistas: mesmo Pierre sendo mais velho e Alex com sua juventude, eles compartilham uma certa solidão, o que cria uma certa conexão.
Apesar de em alguns momentos o roteiro parecer absurdo, o filme consegue sair do óbvio e do clichê. Assim, ao final, mesmo com a mentira, a vida dos dois começa a fazer sentido, com Pierre assumindo a culpa por ter feito Alex passar por essa situação. Em meio ao caos, essa experiência fez com que o viúvo tivesse a oportunidade de reviver sentimentos que estavam esquecidos, deixando de lado toda a solidão de sua vida.
De forma leve, a produção aborda sobre o preconceito em relação à idade e relacionamentos criados virtualmente. Assim, uma série de encontros e desencontros ditam o ritmo da comédia, cativando o público.