Quando se pensa em franquias extremamente bem-sucedidas como Top Gun e Missão: Impossível, o primeiro nome que vem à mente do público é o do ator Tom Cruise, que desde o começo de sua carreira, se consagrou como um grande nome da indústria de Hollywood.
Mas os blockbusters não são o único meio pelo qual o ator é conhecido, pois Cruise já estrelou de adaptações de livros famosos a até mesmo projetos autorais de verdadeiras lendas do cinema como Stanley Kubrick. Por seu trabalho, ele já recebeu três Globos de Ouro.
Contudo, é inegável que, independente de suas controvérsias, uma das mais cobiçadas premiações de Hollywood são os Oscars da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e curiosamente, Cruise nunca conseguiu receber uma estatueta, mesmo com seu invejável currículo.
O ator chegou a receber 4 indicações ao prêmio, sendo duas indicações na categoria de Melhor Ator, por Nascido em 4 de Julho (1989) e Jerry Maguire – A grande virada (1996), uma de Melhor Ator Coadjuvante, por Magnólia (1999) e de Melhor Filme por Top Gun: Maverick (2022).
Entretanto, assim como muitas figuras proeminentes no cinema, ele segue sem o troféu entre suas conquistas. E por mais que ele não necessariamente espelhe a qualidade de um ator, é inegável que o Oscar faz a diferença em suas carreiras, além de consagrar lendas da indústria.
Corrida pelo Oscar: a próxima tentativa de Tom Cruise
Embora a disputa pelo prêmio seja acirrada, Tom Cruise não parece disposto a desistir de conquistar seu primeiro Oscar. Desta vez, o ator está disposto até mesmo a quebrar um tabu de sua aclamada carreira, optando por deixar os blockbusters de lado e focar na produção de um grande vencedor do troféu.
Isso porque o astro de Top Gun estrelar o próximo longa-metragem do diretor mexicano Alejandro González Iñàrritu, que é dono de diversas estatuetas do Oscar. E para garantir o sucesso, Cruise ainda escalou nomes premiados para o elenco, como Jesse Plemons e Sandra Hüller.
Curiosamente, Iñàrritu foi o cineasta com quem Leonardo DiCaprio conquistou o primeiro Oscar de sua carreira, graças ao filme O Regresso, de 2015. O longa também recebeu o prêmio de Melhor Direção, o que explicita ainda mais o interesse de Cruise na parceria.