Avatar: O Caminho das Águas estreia dia 16 de dezembro nos cinemas e a expectativa é alta para conferir a sequência. 13 anos depois do lançamento do primeiro filme, os fãs mal podem esperar para mergulhar novamente no universo de Pandora.
O primeiro longa voltou aos cinemas desde 22 de setembro com uma remasterização em 4k. A reexibição ocorre 13 anos após seu lançamento e alguns meses antes da estreia da sequência. Uma segunda chance para quem não assistiu ao filme que fez história nos cinemas, e para quem quer voltar a conferir.
No elenco, nomes como Sam Worthington, Zoë Saldaña, Stephen Lang e Sigourney Weaver já foram confirmados, além de novas adições como Vin Diesel e Kate Winslet. Mas além da equipe na frente das câmeras, a sequência do longa recordista de 2009 também reprisa alguns nomes por trás delas.
Música do longa original foi criada por compositor de Alien e Titanic
O talento por trás da trilha sonora de Avatar é o compositor James Horner, o célebre colaborador que criou duas das trilhas sonoras mais icônicas da história do cinema: Alien, o Resgate (1986) e Titanic (1997), ambos os filmes dirigidos por Cameron.
Horner é conhecido pela integração entre elementos de corais e eletrônicos em muitas de suas trilha sonoras, e pelo uso frequente de elementos musicais celtas, seu trabalho para o filme Titanic, contribuiu para que o álbum de trilha sonora do filme esteja entre os mais vendidos de todos os tempos.
James Horner faleceu em 22 de junho de 2015 aos 61 anos, quando seu avião turboélice Embraer EMB-312 Tucano caiu no Los Padres National Forest, no sul da Califórnia. Seu último trabalho foi a trilha sonora do filme Os 33, com Rodrigo Santoro, Antonio Bandeiras e Gabriel Byrne no elenco, que utilizou elementos musicais andinos.
Na trilha sonora do segundo filme, o compositor Simon Franglen será o responsável pela produção. Simon é conhecido por seus trabalhos em Sete Homens e Um Destino e A Justiceira, além de ter colaborado no primeiro Avatar, lançado em 2009.