Filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2022, Triangle of Sadness (ou Triângulo da Tristeza, em português) é um filme dirigido por Ruben Östlund (The Square – A Arte da Discórdia), que traz um olhar sem filtros ao mundo dos milionários e da moda.
Este é o primeiro filme inteiramente em língua inglesa do diretor, que trouxe um roteiro interpretativo e repleto de reflexos da realidade e críticas sociais. O filme chegou a ser indicado para 3 categorias no Oscar 2023, incluindo de Melhor Filme. Porém, nem todos os envolvidos no projeto puderam viver o momento.
A atriz sul-africana Charlbi Dean, que interpretou a personagem Yaya, a protagonista da trama ao lado de Harris Dickinson, faleceu no dia 30 de agosto de 2022, não chegando nem mesmo a poder acompanhar a estreia do longa nos cinemas mundiais.
Dean faleceu em decorrência de uma sepse bacteriana, sequela de um acidente de carro sofrido pela atriz em 2009. Em algumas cenas, é possível notar uma grande cicatriz na barriga da atriz.
Dean foi escalada para protagonizar Triângulo da Tristeza em 2020. Segundo a crítica especializada, a atriz fez o papel de sua vida no longa. Vale lembrar que o filme de Ruben Östlund é o último papel de Dean em sua carreira como atriz.
Além de Triângulo da Tristeza: quem foi Charlbi Dean?
A atriz e modelo nasceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 5 de fevereiro de 1990. Dean começou sua carreira no mundo das passarelas bem nova, com apenas seis anos. Aos 12, assinou seu primeiro contrato com uma agência de modelo.
A estreia nos cinemas, dando início à carreira de atriz, foi em 2010 na comédia sul-africana Cotoco. Após diversos papeis em produções medianas, a atriz ganhou a chance de atuar na série Raio Negro como a personagem Syonide por duas temporadas, conquistando finalmente mais destaque em sua carreira.
Sem homenagens no Oscar
O Oscar 2023 gerou reclamações na internet durante o momento das homenagens In Memoriam, dedicadas aos nomes do entretenimento que faleceram. O motivo foi porque Charlbi Dean não apareceu nas homenagens, mesmo com Triângulo da Tristeza concorrendo a três prêmios.
Além dela, a diretora de fotografia Halyna Hutchins também ficou fora da homenagem póstuma do Oscar. Ela morreu no set de Rust após ser acidentalmente baleada por Alec Baldwin.