Três Dias Que Mudaram Tudo: Netflix copiou HBO?
“Três Dias Que Mudaram Tudo” foi lançada recentemente na Netflix e está sendo acusada de plágio. A plataforma de streaming teria feito uma produção com o teor parecido com a série “Chernobyl”, produzida pela HBO.
A HBO, em 2019, produziu uma série sobre um desastre nuclear, que aconteceu na cidade ucraniana de Chernobyl, em abril de 1986. A Netflix seguiu o mesmo caminho, retratando um desastre nuclear em forma de série.
A nova série da Netflix conta a história do desastre nuclear que poderia ter acontecido com maior gravidade na usina de Fukushima, no Japão. O fato ocorreu em 2011, quando um terremoto de magnitude 9 na escala Richter acometeu o país, seguido de um tsunami.
Isso fez com que a usina nuclear perdesse o seu fornecimento de energia. A partir daí, a bomba de resfriamento foi prejudicada em seu funcionamento. Com a falta de resfriamento, três vazamentos de material nuclear ocorreram, junto com explosões de hidrogênio.
Sinopse de Três Dias Que Mudaram Tudo e de Chernobyl
A sinopse oficial escrita pela Netflix para a série Três Dias Que Mudaram Tudo conta o seguinte: “Os funcionários da usina nuclear de Fukushima Daiichi precisam enfrentar um desastre sem precedentes. Será que eles são heróis ou culpados?”.
A sinopse da série Chernobyl, original da HBO, conta a história do desastre que acometeu a cidade da Ucrânia. Veja na íntegra:
“Em 1986, na Ucrânia, uma explosão na usina de Chernobyl deixa dezenas de mortos e se torna o maior desastre nuclear da história. A forte radiação dizimou a natureza do local e devastou a vida tranquila que ali existia. Consequências do acidente assombraram os moradores pelos próximos vinte anos.”