Três Cristos: A história real do filme destaque na Netflix

Em dezembro, a Netflix adicionou discretamente uma novidade interessante ao seu catálogo, o drama psicológico Três Cristos, estrelando Peter Dinklage (Game of Thrones) e Richard Gere (Uma Linda Mulher). Mas você sabia que o longa é inspirado em uma história real?

A produção se passa no final dos anos 50 e acompanha um ambicioso psicólogo (Richard Gere) que tenta curar três pacientes que acreditam ser Jesus Cristo. O personagem de Gere, o Dr. Alan Stone, é baseado no psicólogo Milton Rokeach, que escreveu o livro Three Christs of Ypsilanti (Os Três Cristons de Ypsilanti), em que o filme se inspira.

A história real dos três Cristos

Rokeach já era um profissional renomado quando começou a trabalhar no Ypsilanti State Hospital, que funcionou de 1931 até 1991 em Michigan, nos Estados Unidos. O psicólogo precisou tratar três pacientes com esquizofrenia paranoide que acreditavam ser Jesus.

A ideia do psicólogo, baseada em estudos anteriores, foi fazer os pacientes conviverem juntos todos os dias. Afinal, de acordo com a crença bíblica existe apenas um Cristo verdadeiro, então os três não poderiam estar certos. Rokeach acreditava que essa convivência os obrigaria a aceitarem que estavam vivendo um delírio.

(ATENÇÃO: possíveis spoilers do filme)

Os pacientes realmente entraram em conflito entre si por causa de suas identidades, mas o resultado não foi bem sucedido como o psicólogo imaginava, então ele decidiu pressionar ainda mais os “três Cristos”, usando recursos como cartas falsas e até contratar uma assistente para flertar com um deles. 

Milton Rokeach foi muito criticado por uma conduta considerada antiética e até cruel com os pacientes e ele se desculpou por isso no posfácio da segunda edição de seu livro em 1984.

Três Cristos foi lançado em 2017. Com direção de Jon Avnet (Tomates Verdes Fritos), o filme conta com Richard Gere, Peter Dinklage, Walter Goggins (Os Oito Odiados) e Bradley Whitford (Corra!). 

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.