Lançado em 2022, o filme Top Gun: Maverick se tornou um fenômeno após seu lançamento ao trazer Pete “Maverick” Mitchell, o personagem interpretado por Tom Cruise, de volta para as telas 36 anos após o filme original. Como resultado, a bilheteria ao redor do mundo superou US$ 1,4 bilhão.
Entretanto, nem tudo deu tão certo para o longa, pois Maverick se tornou alvo de um processo movido pelos herdeiros de Ehud Yonay, o autor de um artigo de revista de 1983 que inspirou o primeiro Top Gun. A viúva e o filho de Yonay solicitaram parte dos lucros da sequência.
Segundo eles, a Paramount Pictures deveria ter renegociado uma nova licença de direitos autorais para continuar a história, mas o estúdio não teria entrado em contato. Contudo, o veredito do juiz distrital dos Estados Unidos, Percy Anderson, foi favorável à equipe do filme.
A decisão afirma que a Paramount tinha total direito direito de desenvolver a sequência sem consultar os herdeiros do autor, pois os elementos do enredo de Top Gun: Maverick são “amplamente diferentes” do artigo que inspirou o filme de 1986. O estúdio celebrou a decisão em um comunicado.
Além disso, também foi decidido pelo tribunal que, como ambos os trabalhos falam sobre uma escola de treinamento de pilotos de caça da vida real, quaisquer semelhanças não se enquadram na lei de direitos autorais. Ainda assim, os demandantes pretendem apelar.
Mais sobre Top Gun: Maverick: trama, elenco e onde assistir
O lendário piloto Pete “Maverick” Mitchell está de volta, mas apesar de suas diversas medalhas e condecorações, sua carreira não decolou, pois ele acabou deixou de ser um capitão e se tornou instrutor. Mas isto está ligado diretamente à sua personalidade rebelde e sem limites de sempre.
No mundo contemporâneo das guerras tecnológicas, as forças armadas apostam em drones e veículos não tripulados para realizar as missões. Mas sendo um piloto à moda antiga, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental para a sociedade.
Conforme citado, Tom Cruise reprisa seu papel como o experiente piloto, e é acompanhado por nomes como Jennifer Connelly, Miles Teller, Val Kilmer, Glen Powell, Ed Harris, John Hamm, entre outros. Top Gun: Maverick está disponível no catálogo da Paramount+ e Netflix. Assista ao trailer: