Em 2018, a experiente atriz Toni Collette estrelou o longa-metragem de estreia do renomado diretor Ari Aster: o terror de diversas camadas Hereditário. Mesclando o terror psicológico com o sobrenatural e ainda acrescentando uma dose de drama familiar, o filme foi um sucesso em seu lançamento.
Para uma atriz como Collette, Hereditário parecia uma obra simples, afinal, a atriz não é estranha em retratar personagens estressados e traumatizados, vide seus papéis em O Sexto Sentido ou Krampus. A atriz já “viveu” diversos infernos em tela, mas mesmo assim, para ela, Hereditário foi seu maior desafio.
Em entrevista à Vulture, Collette revelou que seu papel como Annie, a matriarca da família Graham, foi um dos mais desafiadores segundo ela. O motivo tem a ver com a quantidade de emoções negativas trabalhadas no set, principalmente vinda de sua personagem, uma mãe de luto.
“Foi infinitamente emocional – e havia muitas emoções rolando. Algumas eram mais ‘aceitáveis’ do que outras. E umas que pareciam melhores de experimentar do que outras. […] Este foi um trabalho onde exercitamos ideias de luto, ressentimento e raiva de forma mais extrema, e nós fizemos isso por semanas”, conta a atriz.
Collette, porém, fez questão de deixar claro que não desgosta do trabalho de forma alguma. Ela declarou que foi muito satisfatório, como atriz, ser capaz de lidar com esses extremos. Vale lembrar que a atriz declarou que não tinha planos de fazer mais filmes “pesados”, até ler o roteiro de Ari Aster.
Vale ressaltar também que diversos fãs da atriz e do filme ficaram indignados por ela nunca ter ganhando um Oscar por sua performance, como aconteceu com Mia Goth, a estrela de filmes como Pearl e Infinity Pool recentemente.
Maldição familiar: história de Hereditário
Em Hereditário, mesmo após a partida da avó, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual.
Com um crescente terror tomando conta da casa, a família Graham explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram, e aos poucos, conhecem face a face o mal que os persegue.
Hereditário está disponível no catálogo da Netflix e HBO Max. Assista ao trailer: