De forma unânime, a série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, baseada no romance homônimo de James Clavell, publicado em 1975, conquistou a crítica especializada, arrecadando notas de aprovação altíssimas, como 100% no site Rotten Tomatoes em sua primeira temporada.
E, no geral, as avaliações dos críticos são muito parecidas, com todos exaltando a qualidade da série. Após a exibição exclusiva à imprensa antes da estreia da série nesta terça-feira (27), muitos jornalistas ressaltaram que, de fato, Xógum é o projeto mais épico a chegar às telas desde Game of Thrones.
Grande parte dos elogios se deram principalmente para o figurino, design e cinematografia da série, mas o elenco e roteiro não ficaram atrás, também conquistando destaque entre os críticos. Além disso, Xógum também foi apontada como o próximo fenômeno televisivo baseado em um livro.
Outro ponto elogiado da série foi seu respeito à cultura japonesa, evitando o território do “salvador branco” como outras produções hollywoodianas. E segundo Gina Balian, executiva da FX, descentralizar a perspectiva ocidental foi um dos maiores cuidados tomados pela série.
“Estou feliz que seja agora. Estou feliz por não termos feito a versão de 10 anos atrás. Porque o nível de consideração e responsabilidade em representar outra cultura estava na vanguarda do pensamento de todos. Você gostaria de pensar que teria chegado lá há 10 anos, mas não acho que chegaríamos – e daqui a 10 anos, haverá outras coisas”, comentou Balian à Variety.
Trama, elenco e onde assistir Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
A série acompanha o marinheiro britânico John Blackthorne, que acaba naufragando no litoral japonês. Ao chegar no local, John se vê inserido em uma série de conflitos políticos e armamentistas ao encontrar um país prestes a lidar com uma guerra civil.
Enquanto isso, o líder japonês Lord Yoshii Toranaga, que quer assumir o topo da cadeia governante, tornando-se um “Shogun”, vê potencial de utilizar o estrangeiro como seu peão em batalhas épicas em um Japão politicamente e religiosamente dividido.
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão traz nomes como Hiroyuki Sanada no papel do implacável Lord Toranaga, junto de Cosmo Jarvis, Anna Sawai, Takehiro Hira, entre outros no elenco. A série está disponível no catálogo do Star+ e Disney+. Assista ao trailer: