Dirigido por Joana Mariani, o filme Todas as Canções de Amor foi lançado em 2018 e chamou a atenção por seu modo de contar uma história de romance. Isso porque o filme narra sua trama sobre dois relacionamentos distintos através de músicas que os conectam.
Embora conte com um elenco de peso, curiosamente o longa-metragem, que foi a estreia de Mariani no comando de um projeto deste porte, foi quase todo gravado apenas dentro de um apartamento e acompanhando a jornada de apenas quatro personagens centrais.
Em entrevista ao portal AdoroCinema, a diretora esclareceu que Todas as Canções de Amor é baseado em acontecimentos de sua vida, mas não é um retrato literal. “Não é um filme autobiográfico, mas […] veio de uma vontade que eu tive, das separações que eu vivi na minha vida, de falar dessa questão da finitude”.
Infelizmente, o filme não está mais disponível em nenhuma plataforma de streaming para ser assistido em qualidade alta. Contudo, Todas as Canções de Amor pode ser encontrado de forma não-oficial através do YouTube, realizando uma rápida pesquisa no site.
Mais sobre Todas as Canções de Amor: trama e elenco do filme
Recém-casados, Ana e Chico se mudam para um apartamento na cidade de São Paulo. No meio da mudança, eles encontram uma fita cassete com a identificação de “todas as canções de amor”. Curiosa, Ana decide escutá-la e descobre se tratar de uma seleção de músicas românticas.
Esta seleção foi feita por Clarisse, a esposa de Daniel, que fez a fita para seu marido há 20 anos atrás, quando eles ocupavam o local. Conforme o novo casal escuta as canções, eles começam a perceber diversas semelhanças com os antigos moradores.
O elenco do filme conta com nomes como Marina Ruy Barbosa, Bruno Gagliasso, Júlio Andrade e Luiza Mariani, além de contar com a aparição especial de Gilberto Gil, que também contribui com a trilha sonora. Assista ao trailer de Todas as Canções de Amor: