Diretor de Avatar fará documentário sobre Titanic: Jack cabia ou não na porta?
Cabia ou não cabia? Depois de 25 anos sendo perguntado incessantemente se Jack cabia ao lado de Rose na porta do Titanic, o diretor James Cameron decidiu, enfim, encerrar essa discussão. Para tanto, o cineasta está lançando um documentário sobre um dos maiores filmes do Cinema e de sua carreira: Titanic.
“Nós fizemos um estudo científico que vai acabar com essa teoria de uma vez por todas. Usamos um expert em hipotérmica e contratamos duas pessoas com a mesma massa corporal que Kate [Winslet] e Leo [DiCaprio] tinham na época, além de reconstruir a porta usada nas gravações”, revelou Cameron.
Além disso, o diretor fez questão de confirmar que apenas uma pessoa sobreviveria naquelas condições. “Colocamos sensores pelos corpos dos dois, e os colocamos em água gelada, testando para ver se os dois poderiam ter sobrevivido de várias maneiras diferentes. A resposta foi sempre a mesma: não era possível. Apenas um conseguiria sobreviver”, disse.
James Cameron e sua obsessão pelo Oceano
James Cameron não é nenhum leigo quando o assunto é fazer documentários. Em 2003, o diretor canadense dirigiu Fantasmas do Abismo, um documentário cujo intuito era vasculhar o que restou do Titanic no fundo do oceano.
Dois anos depois, Cameron se juntou à NASA para realizar Criaturas das Profundezas. A expedição foi até a base dos oceanos Atlântico e Pacífico em busca das formas de vida mais peculiares do nosso planeta.
Mais recentemente, em 2012, Cameron se tornou membro da segunda equipe a atingir o ponto mais profundo do oceano conhecido pelo homem. Após cerca de duas horas e trinta minutos de descida, a equipe chegou ao ponto próximo às Fossas Marianas. O diretor filmou todo o percurso com câmeras 3D e tecnologia similar à utilizada em Avatar.
O novo documentário deve estrear em fevereiro de 2023 no National Geographic.