Chip Taylor é um compositor americano nascido em 1940. Irmão do ator Jon Voight e do geólogo Barry Voight, Chip é tio de ninguém menos que os atores Angelina Jolie e James Haven. Porém, este não é o único mérito de Chip.
Como músico, Chip Taylor escreveu músicas de sucesso como “Angel of the Morning” e “Wild Thing”. Esta segunda se tornou um absoluto sucesso nos anos 60, principalmente graças aos artistas que acabaram gravando-a na época.
A primeira versão da música foi gravada pela banda The Wild Ones em 1965, uma banda estadunidense que talvez seja mais lembrada apenas por ter gravado a primeira versão da música. Vale lembrar, nesta primeira versão, a música fracassou, o que fez Taylor rumar para a Inglaterra com suas demos.
A música atraiu o produtor da banda inglesa The Troggs, Larry Page, apesar de a banda precisar ter insistido bastante para gravar a música no lado A de um compacto. Lançada em abril de 1966, a versão de “Wild Things” feita pelo The Troggs atingiu o primeiro lugar nos EUA e segundo no Reino Unido.
Para Chip Taylor, o The Troggs foi a banda que, de fato, conseguiu capturar a essência da música. Inclusive, a página da Billboard sobre a música afirma que ela “continua a ser um clássico do rock de garagem, mais de 45 anos depois de seu lançamento”.
Wild Thing: outras versões do clássico do rock
Ao ser popularizada pelo The Troggs, era nítido que “Wild Thing” havia se tornado um sucesso, e que logo viria a ganhar novas versões com diferentes bandas. Logo, em 1967, o emblemático músico Jimi Hendrix tocou “Wild Thing” no Festival Pop de Monterey.
A música fechou o seu setlist de nove músicas naquela noite, que ficou marcada como uma das performances mais explosivas e fascinantes de sua carreira. Ao fim da apresentação, Hendrix destruiu sua guitarra, ateando fogo nela e arremessando-a contra o palco.
Desde então, a música foi tocada por diversas outras bandas como Fancy, Senator Bobby, The Meteors, The Creatures, The Runaways, entre outras. Além disso, a canção chegou a ganhar versões humorísticas graças à programas como Os Muppets.