Timothée Chalamet pode ter várias chances de concorrer ao Oscar 2025
O “It-Boy” do momento de Hollywood, Timothée Chalamet tem dois projetos em 2024 com boas chances de conseguir para o ator a sua segunda indicação ao Oscar. O primeiro é “A Complete Unknown” (“Um Completo Desconhecido”, em tradução livre), uma cinebiografia do ícone folk Bob Dylan. O segundo – que nós admitimos ser bem menos provável de conseguir uma indicação – é o épico de ficção científica “Duna: Parte 2“.
“A Complete Unknown”
Dirigido por James Mangold (“Johnny & June”), o filme vai retratar os primeiros anos da carreira do cantor. Apesar de ainda não ter data de estreia, o longa está previsto para chegar aos cinemas ainda este ano.
Quem acompanha o Oscar há um tempo já sabe que a Academia AMA premiar atores que interpretaram pessoas reais, ainda mais músicos. Neste século, tivemos quatro vencedores com esse tipo de papel, além de mais quatro indicados:
- 2024 – Bradley Cooper – “Maestro”
- 2023 – Austin Butler – “Elvis”
- 2022 – Javier Bardem – “Apresentando os Ricardos”
- 2020 – Renée Zellweger – “Judy: Muito Além do Arco-Íris” – VENCEU
- 2019 – Rami Malek – “Bohemian Rhapsody” – VENCEU
- 2006 – Reese Witherspoon – “Johnny & June” – VENCEU
- 2006 – Joaquin Phoenix – “Johnny & June”
- 2005 – Jamie Foxx – “Ray” – VENCEU
“Duna: Parte 2”
Chalamet é o rosto da franquia, que é cheia de qualidades técnicas e de direção, mas, obviamente, a atuação dele é um ponto importante nos filmes. Ainda assim, é improvável que ele seja indicado ao Oscar pela interpretação de Paul Atreides.
Papéis em filmes de ação ou ficção científica ainda são pouco reconhecidos pelas premiações, e, sabendo que suas chances são pequenas, os projetos nem costumam fazer muita campanha para as categorias de atuação.
Mas é óbvio que existe um pouco de esperança. Três dos quatro atores vencedores do Oscar 2023 foram do filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022) e Matt Damon foi indicado em 2015 por “Perdido em Marte” (2014).
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.