O novo projeto de Darren Aronofsky vem surpreendendo o público por diferentes razões. Seja pela trama e pelo filme em si, o que já se espera de um diretor como Aronofsky, responsável pelo chocante Mãe!, de 2017, ou seja pelo retorno triunfal do ator Brendan Fraser aos filmes.
Em 2018, em entrevista à GQ, o ator revelou ter sido vítima de assédio sexual em 2003. Na época, Fraser disse que sofreu um abuso de Philip Berk, ex-presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), responsável pelo Globo de Ouro.
E desde aquela época, Fraser havia se afastado das grandes produções cinematográficas, retomando aos poucos sua carreira no audiovisual apenas na TV. Quando foi anunciado como protagonista no novo longa do diretor, a reação do público foi intensa, ressaltando com carinho seu trabalho.
The Whale ainda não está disponível via streaming, portanto só poderá ser assistido nos cinemas por enquanto. O filme fez sua estreia no dia 9 de dezembro deste ano e, além da alta aprovação da crítica, é apontado como uma das grandes estreias de 2022 e um possível favorito para o Oscar.
O peso da culpa: a obscura trama de The Whale
O longa-metragem é uma adaptação da peça homônima de Samuel D. Hunter. A trama acompanha um homem de meia-idade de 270 kg chamado Charlie, um professor de inglês recluso. Ele vive sozinho depois que abandonou sua família por seu amante gay, que mais tarde morreu.
Charlie então passou a comer compulsivamente por dor e culpa por tudo o que aconteceu. Porém agora, ele irá buscar se reconectar com a filha adolescente e reparar seus erros do passado.
Para Brendan, todo o esforço no trabalho do filme vale a pena, pois o impacto do filme será duradouro.
“O guarda roupa e figurinos eram extensos, sem costura e pesados. É realmente muito diferente de tudo que já fiz, mas não querendo ser modesto…Eu sei que vai causar uma impressão duradoura.”
Apesar dos elogios e premiações, o ator já declarou que não participará do Globo de Ouro.
“Não, não quero participar. É por causa da história que tenho com eles. E minha mãe não criou um hipócrita. Você pode me chamar de muitas coisas, mas não disso” – declarou Brendan.
Assista ao trailer de The Whale: