Recentemente, a 4ª temporada da série The Umbrella Academy foi lançada no catálogo da Netflix e, embora esteja demonstrando o desempenho mais fraco da produção, ainda assim é inegável que a série é um verdadeiro sucesso, o que deixa o público curioso sobre seu futuro.
Ainda mais que o final recém-apresentado parece ser definitivo, dificultando uma possível continuidade. E infelizmente, esta parece ser a grande verdade de The Umbrella Academy, cuja produção optou por chegar ao fim na 4ª temporada, encerrando totalmente a história dos Hargreeves.
Mesmo sendo concluída com um final trágico, a Netflix já havia confirmado há algum tempo que a 4ª temporada seria o término da história, e pelo caminho tomado, a decisão de acrescentar mais uma leva de episódios parece estar totalmente fora de cogitação.
Embora muitas tramas tenham sido afetadas na reta final, considerando a despedida condensada e apressada em 6 episódios, muitos foram os motivos que levaram ao cancelamento de The Umbrella Academy na 4ª temporada. E os reflexos da pandemia e greves de Hollywood são alguns dos culpados.
Além disso, o envelhecimento do elenco e aumento dos custos também podem ter impactado na decisão. Também é preciso considerar o risco da série acabar se tornando repetitiva, portanto mesmo não sendo um final satisfatório, o encerramento de The Umbrella Academy se fez necessário.
Spin-offs de “The Umbrella Academy” podem acontecer?
Apesar da história principal ter sido encerrada, uma boa possibilidade de continuar a acompanhar as aventuras de The Umbrella Academy seria através de um universo expandido. E vale destacar que existem sub-tramas e personagens que podem ser melhor explorados para isso.
Em entrevista ao portal The Hollywood Reporter, o showrunner Steve Blackman revelou que os criadores da série já discutiram a possibilidade de realizar produções derivadas. Contudo, ainda não há nenhum planejamento junto a Netflix, e os resultados da última temporada podem dificultar negociações.
Inclusive, vale lembrar que Blackman foi indiretamente responsável pelo cancelamento de The Sparrow Academy, que seria a primeira série spin-off deste universo. Após o showrunner receber inúmeras queixas por ter se comportado de maneira tóxica e manipuladora durante filmagens, o projeto foi arquivado.