Após os eventos da segunda temporada de The Mandalorian, vemos o caçador de recompensas Boba Fett assumindo o trono de Tatooine ao matar Bib Fortuna, o sucessor de Jabba. Assim, não foi surpresa quando a Disney anunciou a produção de O Livro de Boba Fett, uma minissérie situada no mesmo período de The Mandalorian.
O Livro de Boba Fett: o que acontece no derivado de The Mandalorian
A série inicia fazendo referência ao fim icônico de Boba Fett em O Retorno do Jedi, terceiro filme da franquia de Star Wars, lançado em 1983. O caçador de recompensas consegue escapar do sarlaac em que foi atirado por Han Solo, mas é deixado para morrer por Jawas que roubam sua armadura.
Cinco anos depois, Boba Fett assume o trono de Tatooine e coleta tributos dos residentes. Fett e sua companheira, Fennec Shand, ganham o serviço de dois guardas gamorreanos e conseguem derrotar assassinos após uma emboscada. Um dos guardas leva Boba para um tanque bacta, conhecido por seu poder de cura. Lá, o protagonista relembra de seus dias como um jovem guerreiro, ganhando respeito da tribo Rodiana.
Fett e Shand interrogam um dos assassinos capturados, que admite ter sido contratado pelo prefeito de Mos Espa. Mok Shaiz, o prefeito, nega e oferece tributos ao caçador de recompensa, além de convidá-los ao Santuário. Lá, Fett é informado que primos de Jabba pretendem retomar o trono. Os primos chegam a Tatooine com o caçador Krrsantan, em uma tentativa de intimar Boba Fett.
O caçador de recompensas mais uma vez emerge em um tanque bacta e lembra de seu período com os Tuskens. Com a raça, Fett aprendeu seu estilo de luta e de sobrevivência, sendo aceito na tribo após um rito de iniciação.
Fett tem sua liderança de Tatooine questionada e obtém o apoio de um grupo de ciborgues. Enquanto relembra de ataques de Pykes aos Tuskens, o caçador de recompensa é atacado por Krrsantan no tanque bacta, mas consegue derrotá-lo. Os primos de Jabba pedem desculpa pelo ataque e oferecem um rancor como oferta de paz.
Fett liberta Krrsantan e busca resolver seus problemas com Mok Shaiz, apenas para descobrir que o prefeito de Mos Espa está tramando um plano com os Pykes. Boba Fett decide se preparar para a guerra e contrata Krrsantan. Em uma reunião, ele pede que outros chefes do crime de Mos Espa se unam contra o sindicato Pyke. Eles recusam, mas, sob a presença do rancor, aceitam permanecer neutros no combate.
No quinto episódio, vemos Din Djarin retornando à Tatooine após transformar sua lança em um presente para Grogu, que está treinando com Luke Skywalker. Ao chegar no planeta, o Mandaloriano, é abordado por Shand, que pede sua ajuda na guerra iminente. Ele aceita e solicita ajuda de Cobb Vanth, um marechal que antes possuía a armadura de Boba Fett.
Em outra cena, vemos Din entregando o presente de Grogu a Ahsoka Tano, que, por sua vez, leva o presente para Luke. O Jedi oferece a Grogu uma escolha: o sabre de luz de Yoda, que simboliza o treinamento Jedi, ou a armadura feita de aço beskar, simbolizando sua jornada com Din Djarin.
Grogu escolhe a armadura e é levado por R2-D2 até o Mandaloriano. Enquanto isso, Cobb Vanth é atacado por um oficial do sindicato Pyke, ficando severamente machucado. As outras família do crime de Mos Espa traem Boba Fett e o atacam. Fett e Din Djarin são salvos por Grogu e derrotam as tropas de Tatooine, enquanto Shand mata Mok Shaiz em Mos Eisley.
Ao final, Din e Grogu dão adeus ao planeta em sua nova nave e vemos Cobb Vanth se recuperando em um tanque bacta.