Com o lançamento do premiadíssimo jogo The Last of Us, em 2013, a série de jogos revolucionou o gênero de zumbis, que outrora havia sido popularizado em outros games como a franquia Resident Evil ou Left 4 Dead, além de outras representações cinematográficas como Guerra Mundial Z.
Utilizando-se do fungo Cordyceps, um fungo que existe na vida real, como o principal agente transmissor da doença zumbi, o jogo, que atualmente se tornou também uma série adaptada, trouxe toda uma nova “espécie” de zumbis e infectados para a cultura pop.
Sabe-se que a infecção mais óbvia pelo Cordyceps se dá por meio de uma mordida ou ferida infectada, mas no terceiro episódio da série, também é revelado que o fungo, mutado, contaminou a comida. Mas uma dúvida pode ter surpreendido os espectadores: quanto tempo leva para as pessoas ficarem infectadas?
Como a série apresenta o panorama mundial 20 anos após a contaminação inicial em 2003, a contaminação por comida já não é mais um problema. A maior preocupação é se proteger das investidas dos infectados. A rapidez da infecção ocorre dependendo de onde uma ferida infectada está localizada.
Uma ferida no tronco, braço, ombro ou mão resultará em infecção completa dentro de 2 a 8 horas. Já uma ferida na perna ou no pé vai levar de 12 a 24 horas. Tess (Anna Torv), por exemplo, leva uma mordida no pescoço e tem muito pouco tempo antes que a infecção por Cordyceps ocorra.
O apocalipse Cordyceps: estágios da doença
A infecção, transmitida por esporos no ar e pela mordida dos doentes, transforma as pessoas em seres irracionais e agressivos em quatro estágios:
- Corredores
Possuem a pele pálida, coberta de lesões e com queda de cabelo, eles são rápidos, mas tem uma linguagem corporal lenta. Não enxergam muito bem e nem sempre atacam. Acredita-se que eles ainda têm resquícios de humanidade, como se a mente estivesse presa dentro do corpo, mas sem controle dele.
- Espreitadores
Também têm uma visão afetada, mas são mais agressivos e mais furtivos do que os corredores. Nesse estágio da doença, começam a crescer fungos na cabeça e no rosto, ficando com apenas um olho, e desenvolvem um sistema de ecolocalização.
- Estaladores
Nesse estágio, a aparência é bem menos humana, com rostos distorcidos cobertos por fungos que crescem a partir do cérebro infectado. Completamente cegos, eles se locomovem usando a ecolocalização e com barulhos de cliques. Mais agressivos, possuem uma força sobre-humana.
- Verme/Baiacu
O quarto estágio é o mais raro e o mais perigoso. Os Vermes levam anos para se desenvolver e possuem uma armadura espessa de fungos sobre o corpo que os torna extremamente resistentes, agressivos e fortes. Mas eles possuem fraquezas, como o fogo e o fato de serem muito lentos e desordenados.
Os jogos já apresentaram variantes desses estágios, como os Trôpegos e o Rei dos Ratos, que se tratam de organismos entre estágios, ou no caso do segundo, composto por vários infectados.
A série também pretende trazer um novo tipo de infectado, uma figura descrita como feminina e de cabelos escuros que passou muito tempo no subsolo.
Trama de The Last of Us
Em um mundo pós-apocalíptico, um contrabandista e uma jovem de 14 anos precisam atravessar uma zona de quarentena. A série é estrelada por Pedro Pascal (The Mandalorian) e Bella Ramsey (Game of Thrones).
Novos episódios da série saem todos os domingos, a partir das 23h na HBO Max. Entretanto, o próximo capítulo, de número 5, vai sair nesta sexta-feira, dia 10, para não competir com o Super Bowl que acontece no próximo domingo (12). Assista à prévia do quinto episódio: