Logo no primeiro episódio de The Last of Us, somos apresentados à vida de Joel, com sua filha Sarah e seu irmão mais novo, Tommy. No momento que o subúrbio da família Miller passa pela transformação do fungo, Joel está retornando da delegacia com Tommy.
O trio foge e consegue ir longe na saída da cidade. Porém, os eventos traumáticos da data fazem com que Tommy tenha que atirar em um soldado. The Last of Us, então, prossegue com um salto temporal de 20 anos e não vemos mais Tommy na série.
O que sabemos é o seguinte: Tommy se juntou aos Vagalumes durante o período, mas agora age de maneira solo e está sem dar notícias após uma expedição até o Wyoming. Joel e Ellie estão indo atrás do irmão do protagonista com a esperança de que ele saiba para onde ir na sequência.
The Last of Us: Tommy vai aparecer de novo?
Até o momento, a série tem se mantido bastante fiel ao jogo, embora tenha adicionado novas histórias para adicionar profundidade ao universo. Dessa forma, é possível estimar o que irá acontecer ao final da primeira temporada.
[SPOILER DOS JOGOS] Após chegar em Wyoming, Joel e Ellie encontram Tommy e demais personagens em uma usina. O grupo está reunido e tenta utilizar o local para abastecer a rede elétrica da região. Ao contrário do que Joel esperava, Tommy recusa-se a entregar Ellie para os Vagalumes e os dois brigam.
Joel, Ellie, Tommy e o grupo precisam enfrentar bandidos que chegam na usina. Depois de vencer os inimigos momentaneamente, Tommy mostra para Joel e Ellie como transformou a cidade de Jackson em um local fortificado e com energia elétrica, similar ao que fez Bill.
Joel parte na sua jornada para levar Ellie a um laboratório, mas recebe o convite de voltar “sempre que quiser”. A presença dos personagens segue no segundo jogo, mas nesses detalhes não precisamos entrar no momento. [FIM DOS SPOILERS]