O criador da série Craig Mazin revelou que o quinto episódio de “The Last of Us” possuiu uma inspiração nos quadrinhos de Watchmen. O episódio leva o nome “Resistir e Sobreviver”, como uma analogia à história dos quadrinhos que foi inserida também no jogo, incorporando a HQ Savage Starlight. Watchmen é uma série criada por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada pela DC Comics entre os anos 1986 e 1987. De acordo com Mazin, eles conseguiram introduzir a história dentro da própria história:
“Toda a ideia para essa história em quadrinhos foi muito inspirada em Watchmen. Há uma história em quadrinhos dentro da história que reflete sobre o que está acontecendo no mundo. Então, queríamos fazer algo semelhante onde houvesse, tipo, essa história de ficção científica que fala sobre os mesmos temas de relacionamento e amor, e tudo mais.
Eu pensei: “Deveria ter um bordão que o herói principal diz. O que poderia ser tão brega? Ok, nosso jogo é sobre sobrevivência. Então, eu continuei pesquisando, e ‘sobrevivência’ e ‘resistência’ surgiram, daí eu defini ‘Resistir e Sobreviver! Lá está!’ É muito significativo, mas, obviamente, tem grande ressonância temática.”
Mais informações sobre a HQ em The Last of Us
No quinto episódio, Ellie e Sam interagem com um livro de quadrinhos chamado Savage Starlight, que conta uma história de ficção científica. Porém, a série de HQ’s também é fictícia. Eles aparecem pela primeira vez no jogo The Last of Us Part I, servindo como itens colecionáveis que os jogadores encontram durante o processo.
Avaliação recorde
O quinto episódio se tornou o mais avaliado nos sites agregadores. No IMDb, o último capítulo atingiu uma nota 9,7 de 10, onde mais de nove mil avaliações foram computadas. A série terá nove episódios ao todo e é transmitida todo domingo, às 22h (horário de Brasília), na HBO e HBO Max.
Outros episódios
- Episódio 1: “Quando Estiver Perdido na Escuridão”, com 9,2;
- Episódio 2: “Infectados”, com 9,2;
- Episódio 3: “Por Muito, Muito Tempo”, com 7,9;
- Episódio 4: “Por Favor, Segure a Minha Mão”, com 8,5.