O quarto episódio de The Last of Us, que fez sua estreia no último domingo (5), apostou em uma duração mais curta e retomando a fidelidade à história do jogo. Por mais que ele não tenha sido tão emocionante quanto o episódio anterior, ele não deixou de arrancar sensações do público, principalmente dos fãs do jogo.
Com um clima mais leve, o humor é o mote do episódio, o que consequentemente leva à aproximação de Joel e Ellie. E uma forma de apresentação desse humor é quando Ellie, assim como no game de 2013, acha o livro de piadas No Pun Intended: Volume Too.
Algo que pode parecer gratuito e arbitrário para os espectadores de primeira viagem, mas se trata de um recurso amado do jogo original, o livro de piadas é um dispositivo de enredo crítico dentro da estrutura do jogo e é a chave para suavizar o relacionamento dos personagens, além de estabelecer a inocência de Ellie em um mundo que é tudo, menos isso.
Em entrevista ao The Last of Us Podcast, Craig Mazin, o showrunner da série, explicou a importância do recurso para e ele e o parceiro Neil Druckmann.
“Lembro-me de ficar chocado com o fato de o jogo oferecer algo que não traz nenhum benefício. Mas foi isso que amei sobre isso, que era apenas gratuito, mas adorável e humano”, declarou Mazin. Segundo ele, o surgimento do livro também ajudou a escrever corretamente a personalidade de Ellie.
“Eu achei que era essencial incluir na série, pois acho que isso invalida essa coisa que acontece quando adultos escrevem crianças. Ou eles escrevem muito jovens, ou muito velhos. Há um estágio para crianças que meu amigo Scott Frank chama de ‘f**a-se, me aconchegue’.”
Eles estão prontos para sair por conta própria, querem estar no comando, querem uma arma, acham que sabem tudo, mas também ainda são apenas crianças”, concluiu o showrunner.
Depois do apocalipse: a trama de The Last of Us
Joel, um mercenário, é contratado para levar Ellie, uma menina de 14 anos de uma zona de quarentena, até um local seguro. Enquanto avançam em sua jornada, uma relação de pai e filha começa a se desenvolver entre os dois, que vão se tornando mais próximos e passam a se preocupar cada vez mais um com o outro.
The Last of Us terá nove episódios na primeira temporada, e a exibição acontecerá semanalmente, aos domingos, sempre às 23h (de Brasília), na HBO Max. O quinto episódio, que estrearia no próximo domingo (12), porém, será antecipado para sexta-feira (10).
A HBO preferiu evitar a concorrência com Super Bowl 2023. O horário não sofreu alteração. Ou seja, apenas a partir das 23h. Assista ao teaser do quinto episódio.