Ao longo de sua primeira temporada, The Last of Us tem sido bastante elogiada pela fidelidade ao jogo na qual é inspirada. Porém, alguns desvios foram feitos, como a resolução de Frank e Bill no terceiro episódio e a adição de Perry e Kathleen.
[AVISO DE SPOILERS DO EPISÓDIO OITO DE THE LAST OF US]
No penúltimo episódio da série, exibido no dia 5, vemos Ellie tendo que sobreviver ao ataque de uma comunidade próxima a onde ela e Joel estão se recuperando, entre os estados de Wyoming e Colorado. No ápice do capítulo, Joel encontra cadáveres pendurados, enquanto Ellie recebe a confirmação de que o líder do grupo, David, adotou práticas canibais para evitar a fome em sua comunidade.
Ellie recusa ficar no local e, ao ser abusada por David, consegue matá-lo de maneira bastante visceral. A jovem deixa o chalé em choque com tudo o que aconteceu e é consolada por Joel, que chega ao local a tempo de ajudá-la.
The Last of Us: quais são as diferenças do episódio em relação ao jogo?
A cena possui algumas diferenças em relação ao jogo de 2013. Embora Ellie consiga matar seu abusador, Joel não encontra-a ao ar livre enquanto o resort pega fogo. A obra original mostra Joel chegando até Ellie enquanto ela ainda está em cima do cadáver, igualmente em choque.
Os criadores da série, Craig Mazin e Neil Druckmann, explicaram a mudança no The Last of Us podcast. “Não queríamos que acontecesse com o fogo ao redor. O perigo do fogo pareceu diferente do que nos jogos. Havia também a questão de ‘Como Joel entra no resort se as chaves estão com David?’. Então houve um pouco de lógico também.”
A dupla ainda destacou que o momento ganhou uma importância extra da forma que foi filmado. “Queríamos que nossa Ellie tivesse completado ao ponto em que pudesse literalmente sair sozinha. Acho que foi importante isso nos jogos e é importante isso no programa, em que a audiência espera que Joel vai salvar Ellie, porque seu personagem tradicionalmente faz isso”, citaram.