em 2017, a série “The Good Doctor: O Bom Doutor” chegou na televisão, trazendo um enredo médico diferente dos que os fãs do gênero acompanharam em outras séries como “Grey’s Anatomy”, “Chicago Med”, entre outras.
Na série, acompanhamos a história de Shaun Murphy, um jovem cirurgião com síndrome de Savant e autismo, que é recrutado para trabalhar na ala pediátrica de um hospital de prestígio. Além dos desafios da medicina, Shaun percebe que terá diversos desafios para provar para os outros que é capaz de fazer o trabalho.
Passando por cima do preconceito, Shaun mostra que possui um conhecimento na área de medicina espetacular, mesmo não conseguindo se relacionar com o mundo à sua volta. Resta saber se esta dificuldade será um problema na hora de salvar vidas.
Com o sucesso da produção, foram produzidas seis temporadas que no Brasil estão todas disponíveis na plataforma do Globoplay.
Mais informações de The Good Doctor
A produção é norte-americana, mas se baseou na série premiada de mesmo nome sul-coreana que foi lançada em 2013. O criador da trama, Daniel Dae Kim, viajou à Coreia do Sul, seu país de origem, e descobriu a existência da série original. Empolgado com a produção, Kim comprou os direitos autorais dela e a levou para os Estados Unidos com intuito de popularizar com uma nova versão.
A ideia deu certo e a série deu certo no ocidente. Mas, nos sites avaliadores, como Rotten Tomatoes, a produção possui nota mediana, tendo uma aprovação de 60% por parte da crítica especializada, com base em 40 resenhas.