The Day the Clown Cried: filme controverso será lançado em 2024?

O cinema é permeado de filmes misteriosos e projetos inacabados, muitas vezes considerados produções amaldiçoadas. Entretanto, o nome do comediante Jerry Lewis não é do tipo que se espera ser associado a estas lendas da indústria. Mas realmente existe um filme de sua autoria que se tornou uma “maldição”.

Escrito, dirigido e estrelado por Lewis, o filme The Day The Clown Cried surgiu em 1972, baseado em um roteiro original de Joan O’Brien e Charles Denton com adições do comediante. Durante anos, Lewis insistiu que a obra nunca fosse lançada, embora em sua autobiografia publicada em 1982 ele tenha afirmado que era “um filme que deve ser visto”.

image 173
Cena de “The Day The Clown Cried”. Foto: Reprodução

Além de ser um filme polêmico por sua trama, que apresenta a história de um palhaço preso em um campo de concentração na Alemanha nazista, o longa enfrentou diversos problemas de produção que dificultavam cada vez mais sua conclusão, principalmente com o produtor Nat Wachsberger.

Com isso, Lewis abandonou o projeto devido ao enorme prejuízo, além de ter chamado o filme de “trabalho ruim” em 2013. Mas tudo mudou em 2014, quando o comediante entregou uma cópia à Biblioteca do Congresso com uma condição obrigatória: de exibir o filme apenas em 2024.

Ou seja, neste ano, pela primeira vez na história, as pessoas poderão assistir The Day The Clow Cried a partir de junho. O filme também está planejado para ser exibido em um cinema de 207 lugares, tratando-se de um evento extremamente exclusivo, mas importantíssimo para a história da arte.

Mais sobre The Day The Clown Cried: história do filme e elenco

A trama do filme perdido de Jerry Lewis acompanha Helmut Doork, um palhaço de circo alemão que, após uma vida de sucesso, vive seu declínio em meio à Segunda Guerra Mundial. Após causar um acidente durante um show, ele é demitido e posteriormente é preso pela Gestapo, a polícia nazista.

Helmut fica preso em um campo de concentração e após ver que as crianças judias presas no local gostam de seu show, ele passa a se apresentar para elas. Com isso, o palhaço se torna um fio de esperança na vida das crianças em um local onde não acontecem milagres.

Lewis interpreta o triste palhaço, e é acompanhado por nomes como Harriet Andersson, Anton Diffring, Ulf Palme, Pierre Étaix, Tomas Bolme, Jonas Bergstrom e Bo Brundin. Não existem trailers de The Day The Clown Cried, mas é possível encontrar diversas fotos da produção na internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.