Nesta terça-feira (26/11), estreia na Max o documentário “Tell Them You Love Me” que narra a polêmica história que chocou os Estados Unidos, quando Anna Stubblefield, uma professora da Universidade Rutgers foi condenada por abusar sexualmente de Derrick Johnson, um portador de paralisia cerebral não verbal que ela supostamente apoiava por meio de comunicação facilitada, em 2015.
Considerada perturbadora, o documentário detalha como ocorreu esse relacionamento controverso entre a professora e um homem negro não verbal, no qual resultou em um julgamento sobre raça, deficiência e poder. Assim, a trama mostra como os dois se conheceram em 2009, através do irmão de Derrick, John Johnson, aluno de Stubblefield à época.
Mais detalhes de Tell Them You Love Me
O relacionamento deles começou quando a professora, na época com 39 anos, se interessou pela deficiência de Derrick, que tinha 28 anos. Ela se aproximou ao tentar ensiná-lo como se comunicar através de um teclado com tela de LED, permitindo com que ele se comunicasse e frequentasse aulas universitárias.
Para deixar essa situação ainda mais complicada, Stubblefield era casada, mas alegou que ela e Derrick se apaixonaram e tiveram um relacionamento sexual consensual. Mas, a mãe do rapaz discorda e afirma que o filho não tinha condições de ter intimidade física ou emocional devido à deficiência.
O documentário já estreou em portais internacionais e o The Guardian avaliou essa história, afirmando que é um “conto perturbador sobre o abuso sexual de uma acadêmica branca contra um homem negro não verbal – e o usa para expor os preconceitos da sociedade”.