Lançado em 2019, o filme “Superação: O Milagre da Fé” trouxe a história real de John Smith, um garoto de 14 anos que se afogou e foi considerado morto pelos médicos. Porém, sua mãe interveio com a fé e o coração de seu filho voltou a bater, mesmo sem uma explicação científica sobre o ocorrido.
O filme é inspirado no livro de mesmo nome, que contou com profundidade a história de John Smith e Joyce Smith. Na trama, conhecemos John, um adolescente que foi adotado por Joyce e Brian Smith e que estava passando por problemas para aceitar que seus pais biológicos o tinham abandonado.
Rebelde, o adolescente se revolta contra os pais adotivos e seus professores. Sem pensar nas consequências, ele e seus amigos decidem ir ao Lago St Louis e ignoram as placas de perigo no local. O gelo rompe e John cai na água, ficando submerso por 15 minutos. Quando foi resgatado, sua condição era grave, e os médicos acreditavam que, mesmo que sobrevivesse, teria sérias sequelas neurológicas.
Contudo, John surpreendeu a todos, acordando e respondendo normalmente depois de 48 horas. Para isso, Joyce foi a responsável por orar fervorosamente e sua fé foi notada até pelos médicos, que consideraram a recuperação de John um milagre.
Final e explicação do filme
Ao final, John não só se recuperou completamente como também surpreendeu pela velocidade em como ficou bem. Em apenas três semanas, o jovem deixou o hospital andando, depois de ter passado por um processo de quase morte. Para ficar 100%, precisou de terapia ambulatorial por várias semanas após sua alta e continuou chamando atenção dos médicos, por ter ficado sem nenhuma sequela neurológica.
Com 22 anos, John se descreve como servo de Deus e tem um perfil nas redes sociais com mais de 40 mil seguidores. Se casou com Abigail Smith, sua namorada desde a escola, e tem um filho, Everett Judah.