Após 37 anos de existência do personagem (41, se contarmos seu surgimento no arcade de Donkey Kong sob o nome “Jumpman”), a Nintendo anunciou um novo filme de um dos principais rostos da empresa: Mario.
Com produção da Illumination Entertainment, estúdio responsável por franquias como Minions e Meu Malvado Favorito, Super Mario Bros.: O Filme surpreendeu a todo o público com seu anúncio e trailer oficial, liberado no dia 6 de outubro, que já mostrou o design oficial de diversos personagens presentes na trama.
Embora alguns teasers e vídeos tenham sido revelados, muito do enredo do longa ainda estão sob as cobertas.
Durante a exibição da prévia em um evento oficial da Nintendo, Shigeru Miyamoto, criador do personagem e um dos nomes mais respeitados da indústria dos games, comentou que o filme está em seus momentos finais de pós-produção, etapa em que efeitos especiais, edição e sons são desenvolvidos para aprimorar o corte bruto.
Outro executivo que comentou sobre o andamento do projeto foi Chris Melandri, do estúdio Illumination, responsável pelo título. De acordo com ele, os próximos meses serão dedicados a adicionar detalhes extras. Além disso, ele também revelou que a equipe original responsável pelos jogos dos anos 1990 foram acionadas para preparar as canções originais para a vindoura animação.
Brian Tyler, o compositor responsável pela trilha sonora, publicou na sexta (22) um dia de gravação acompanhado da orquestra em seu Instagram. “Um dia incrível gravando a orquestra e o coro do filme The Super Mario Bros.! Estou muito animado para todos verem como isso está inacreditavelmente incrível!”
Tyler é bastante conhecido no ramo do entrentenimento por compor não apenas filmes como Vingadores: A Era de Ultron, Homem de Ferro 3 e o recente Tico e Teco: Defensores da Lei como também franquias de jogos como Far Cry 3 e Assassin’s Creed IV: Black Flag.
Porém, o compositor não estará sozinho, pois Koji Kondo, responsável por diversas trilhas da Nintendo como Super Mario, Star Fox, The Legend of Zelda, entre muitos outros jogos clássicos, estará presente.
O elenco do filme já apresentou nomes de peso para a dublagem dos personagens:
- Chris Pratt será Mario
- Anya Taylor-Joy será a Princesa Peach
- Charlie Day será Luigi
- Jack Black será Bowser
- Keegan-Michael Key será Toad
- Seth Rogen será Donkey Kong
- Fred Armisen será Cranky Kong
Distanciamento da primeira adaptação
Detalhes como o enredo principal da nova trama não foram divulgados a nenhuma fonte oficial ou tabloide de entretenimento, por exemplo, mas, segundo o que tudo vem sendo divulgado, a versão animada não terá nada a ver com a versão em live-action dos anos 1990, que ficou conhecido por ser um fracasso monumental – impedindo suas chances de se transformar em uma franquia milionária.
Apresentando Bob Hoskins como Mario, John Leguizamo como Luigi e Dennis Hopper como Rei Bowser, o filme apresenta uma visão distinta da proposta nos jogos, alterando o enredo e a aparência de vários personagens através de um contexto diferente num tom mais sombrio, embora cômico, semelhante ao filme Os Caça-Fantasmas. Foi o primeiro filme baseado em um personagem de videogame.
Super Mario Bros. foi lançado em 28 de maio de 1993 nos Estados Unidos. Apesar de ter sido um fracasso crítico e financeiro, o filme foi nomeado a dois Saturn Awards (uma para melhor figurino, o outro para melhor maquiagem). Tornou-se também um filme de culto, ganhando o website feito por fãs, uma sequência em quadinhos feito por fãs e ainda um lançamento em Blu-Ray no Reino Unido.