Durante sete anos, Slash, Duff McKagan e Matt Sorum, todos do Guns N’ Roses, deixaram a banda e criaram Velvet Revolver. O trio se juntou a Dave Kushner, do Wasted Youth, e a Scott Weiland, do Stone Temple Pilots, para formar o novo supergrupo, ofuscando o talento de Axl Rose, que manteve a icônica banda de rock ativa.
Formado em 2002, o grupo lançou dois álbuns em sua discografia: Contraband, em 2004, e Libertad, em 2007. O Velvet Revolver teve sucesso em sua caminhada, mas encerrou as atividades em 2008 quando Scott Weiland decidiu retornar ao Stone Temple Pilots abruptamente.
Eventualmente, Slash e Duff McKagan retornaram ao Guns N’ Roses após ambos reatarem com Axl Rose e realizarem sua introdução ao Hall da Fama do Rock n’ Roll. A banda segue na ativa e passou pelo Brasil em 2022.
Slash revela dificuldade com Scott Weiland
Em 2022, Slash comentou sobre seu período no Velvet Revolver à revista Classic Rock. O guitarrista revelou que foi complicado manter a banda, uma vez que todos tinham compromissos e outros grupos com quem tocavam.
“Foi uma situação difícil o tempo todo. Tenho orgulho do fato de termos lançado dois bons discos. Mas nunca conseguimos nos estabelecer de maneira sólida por conta do que acontecia nos bastidores. Pessoas envolvidas tinham outras prioridades e Scott (Weiland) era alguém difícil de lidar.”
O astro falou mais sobre Scott Weiland, que faleceu em 2015 vítima de uma overdose de cocaína, álcool e ecstasy. Foi com sua saída, em 2008, que o Velvet Revolver decidiu encerrar suas atividades.
“Scott era irrecuperável. Todos tinham nos avisado desde o começo. Mas não queríamos fazer um julgamento antes de trabalharmos juntos. Foi triste passar pelo que passamos e ver como as coisas terminaram para ele. Mesmo assim, reconheço que tivemos bons momentos.”