Sabemos que conforme as tecnologias se desenvolvem e ficam acessíveis, os golpes também acompanham as novas tendências. Desta vez, o alvo está sendo plataformas de músicas, como Spotify, que se tornaram um ambiente propício para cibercriminosos aplicarem seus golpes, com a intenção de lucrar ilicitamente com o acesso a essas contas.
Os hackers invadem as contas e, além dos usuários perderem o acesso, eles também usam o login para impulsionar artistas de forma fraudulenta, simulando reproduções contínuas de músicas. Apesar de não ter se popularizado tanto no Brasil, esse crime está crescendo conforme o mercado de streaming se expande, permitindo que os criminosos tenham espaços para monetizar de forma ilegal.
Entenda melhor o novo crime envolvendo streamings de músicas
Para alertar os usuários, a empresa de segurança digital ESET, explicou que os hackers usam vários mecanismos para roubar os acessos, como phishing, vazamento de dados e até o uso de aplicativos não oficiais. Por isso é importante não divulgar informações pessoais em locais sem proteção, pois facilita que criminosos tenham acesso aos dados e consigam invadir as contas.
Uma das técnicas mais comuns usadas pelos hackers é através de phishing, onde os criminosos enviam mensagens com links fraudulentos que são capazes de induzir os usuários a clicar e revelar dados privados. Isso pode ocorrer através de emails ou mensagens que solicitam informações pessoais, como senhas e dados bancários, sob o pretexto de desativação da conta ou promessas de benefícios.
É preciso se atentar se você solicitou esse tipo de atendimento e não informar para qualquer email ou mensagem os dados, sem ter certeza que está falando com um portal oficial.
Como se proteger desses ataques hackers?
É importante colocar senhas fortes e exclusivas, com combinação de letras maiúsculas, números e caracteres especiais, que dificultam as possíveis combinações. Também é indicado usar um gerenciador de senhas que pode gerar e armazenar essas credenciais de forma segura.
Quando for acessar os streamings musicais, faça isso através dos aplicativos oficiais, pois existem vários sites falsos que usam as identidades semelhantes com as originais. Se aparecer solicitações de atualização, faça isso para que os softwares de segurança estejam sempre atualizados.