Um dos maiores nomes de ação das décadas de 1980 e 1990, Steven Seagal tem um currículo invejável na frente das telas e também por trás delas. O astro protagonizou os sucessos de bilheteria Nico – Acima da Lei, Difícil Matar, Marcado para a Morte e Fúria Mortal, ganhando grande repercussão à época.
Além disso, Seagal era faixa preta do sétimo Dan de aikido e veio a se tornar uma figura proeminente das artes marciais. Ministrou aulas para a polícia japonesa, teve Anderson Silva como seu pupilo e também concedeu ensinamentos para agentes da CIA e do exército norte-americano.
No entanto, isso não impediu que sua carreira decaísse e tivesse um ponto baixo nos bastidores de Fúria Mortal, em 1991. Ao saber que um dublê possuía currículo a altura, Seagal decidiu desafiá-lo para um combate. O dublê era Gene LeBell, considerado o “padrinho do grappling”.
Ao começar a luta, Gene segurou o pescoço de Steven Seagal e praticamente encerrou a luta com um golpe. O astro de ação acabou desmaiando, e a informação divulgada é que ele perdeu o controle de seu esfíncter, defecando em suas próprias calças. A história foi confirmada diversas vezes por Gene, embora Seagal negue veementemente.
“Ele queria esticar minhas costas, e eu meio que virei por cima dele e disse: ‘Obrigado por isso’. Nunca houve confronto, nunca. De qualquer forma”, decretou o ator (via Revista Monet), afirmando que LeBell é um mentiroso patológico.
Steven Seagal decepcionou com carreira mediana
O incidente nos bastidores de Fúria Mortal é considerado por muitos como um marco na decadência da carreira de Steven Seagal. Porém, este é apenas um dos elementos que contribuíram para sua queda e que o impediram de se tornar o próximo Arnold Schwarzenegger ou Sylvester Stallone.
Apenas três anos após sua estreia de sucesso em Hollywood, o ator já era considerado difícil de tratar por conta de seu comportamento arrogante nos bastidores. Seagal participou do Saturday Night Live em 1991 e foi considerado um dos piores apresentadores da história do programa.
Acima de tudo isso, surgiram diversas acusações de assédio sexual por parte de funcionárias da Warner. Os acordos judiciais livraram Steven Seagal de qualquer consequência mais veemente, mas essa atitude tornou-se recorrente e processos foram realizados até recentemente contra o ator.