De astro de filmes de ação à uma personalidade controversa, Steven Seagal é um nome muito lembrado pelos fãs do cinema “brucutu” dos anos 80 no estilo de Sylvester Stalone e Arnold Schwarzenegger, entre outros astros de ação.
Apesar dos papeis de durão em filmes como Fúria Mortal e O Homem das Sombras, muitas vezes o ator é associado à diversos memes, principalmente por momentos involuntariamente engraçados em seus filmes. Uma piada recente feita por internautas foi a respeito da forma de correr do ator.
“Steven Seagal corre da forma mais estranha possível. Parecem braços de macarrão”, diz a descrição do vídeo. É claro que os comentários abrilhantaram aind mais a situação. Em um comentário, o usuário brinca com a “coragem” do ator: “ele é muito corajoso. Eu jamais me filmaria correndo assim”.
Outro usuário foi além e fez uma referência à ligação do ator com as artes marciais: “o que vocês não entenderam é que ele está desferindo uma série de golpes recorrentes corretamente. Ele não está correndo pelo ar, esta socando-o para fora do caminho para correr mais rápido. É a técnica do Aikido”.
Diversos outros momentos do ator se tornaram memes involuntários, seja por sua forma de falar ou seu jeito excêntrico de agir, o que o fez inclusive virar uma piada em diversos programas humorísticos, como Uma Família da Pesada e South Park.
A relação de Steven Seagal com a Rússia
Algo que não é piada é a aleatória relação do ator com a Rússia. Em 2016, Steven Seagal se tornou cidadão russo, através de um decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin. Em diversas entrevistas, o ator alegou ter origens russas (apesar de ter nascido nos EUA e já ter alegado outras nacionalidades).
Isso levou ao ator se tornar um representante especial para relações humanitárias entre a Rússia e os Estados Unidos. Inclusive, em fevereiro deste ano, Putin, concedeu a Ordem da Amizade ao ator, reconhecendo “sua grande contribuição para o desenvolvimento da cooperação cultural e humanitária internacional”.
Durante a inauguração do primeiro congresso do Movimento Russófilo Internacional, na última terça-feira (16), evento que reuniu representantes de 40 países, o ator demonstrou apoio ao movimento e se afirmou “um milhão por cento russo”.
“[…] Eu cresci com a cultura russa. Cresci amando a Rússia, e amando tudo o que aprendi sobre ela desde muito cedo. E, para mim, sou um milhão por cento russófilo e um milhão por cento russo”, declarou o ator.
Vale lembrar que, desde 2017, o governo da Ucrânia proibiu a entrada do ator no país por um prazo de cinco anos. Devido à sua estreita relação com a Rússia, as autoridades ucranianas chegaram à conclusão de que Seagal representa uma ameaça à segurança nacional.