Considerado por muitos uma das maiores vozes da música, o lendário vocalista Steve Perry brilhou por anos na banda Journey, banda responsável por grandes sucessos do rock n’ roll como “Don’t Stop Believin'” e “Faithfully”, entre outros clássicos.
Perry é nascido nos EUA, mais especificamente na cidade californiana de Hanford. Porém, algo que surpreendeu os fãs foi o fato de o músico saber falar muito bem português. Em entrevista para a rádio 95.5 KLOS, o cantor de 74 anos demonstrou sua habilidade com a língua lusitana.
Quando foi questionado pelo locutor se ele “falava brasileiro”, Perry explicou que na verdade, era português, de Portugal. Isso porque sua família é do Açores, um arquipélago no Oceano Atlântico pertencente à Portugal.
Durante a entrevista, o cantor demonstrou como é o “seu português” no bate-papo: ‘Ó rapaz, o que é que estás fazendo?”, questiona Perry com o sotaque característico. Ele também revelou que fez uma musica em português para sua mãe, que é portuguesa, que nunca lançou, chamada “Minha Jóia”.
Sua mãe, chamada Maria Cardoso Quaresma, nasceu em Prainha do Norte, São Roque do Pico, que fica nos Açores. Além disso, seu pai, Raymond Francis Perry, foi bisneto de portugueses: João Pereira e Georgiana Bettencourt Cunha. O próprio sobrenome “Perry” foi a “americanização” de “Pereira”.
A carreira musical de Steve Perry
Apesar de ter deixado o Journey em meados de 1998, Steve Perry nunca deixou de lado sua carreira musical, trabalhando em trilhas sonoras de diversos filmes, assim como produzindo músicas para sua carreira solo.
Seu trabalho mais recente é o disco The Season, um álbum natalino, lançado em 2021, que é essencialmente composto de versões de clássicas músicas natalinas, como Santa Claus Is Coming To Town e Silver Bells, em uma versão rearranjada, recheada de groove, jazz, e novas harmonias.
Em uma edição deluxe do material, Perry acrescentou uma música autoral chamada “Maybe This Year”, em parceria com Dallas Kruse, o multi-instrumentista que também trabalhou com Perry em seu aclamado álbum Traces, de 2018.