Recentemente, a Netflix disponibilizou em seu catálogo a série O Sequestro do Voo 601, que narrou a história do sequestro de um avião na Colômbia por dois revolucionários armados. Contudo, o Brasil não só foi palco de uma situação parecida, como ela ainda foi retratada em um filme de 2023.
Escrito por Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque e com direção de Marcus Baldini, o filme O Sequestro do Voo 375 conta a história de um atentado real ocorrido em 1988 no Brasil que, caso tivesse sido bem sucedido, poderia mudar a história do país e a da América do Sul.
Na época, o Brasil enfrentava uma dura crise econômica e, por isso, Raimundo Nonato Alves da Conceição, um tratorista desempregado que foi duramente afetado pelas condições, decidiu sequestrar um voo comercial da extinta companhia aérea Vasp com mais de 100 pessoas a bordo.
O homem quis obrigar os pilotos a desviarem a rota do Rio de Janeiro para Brasília, pois seu objetivo era lançar o avião contra o Palácio do Planalto, matando a todos, inclusive o presidente José Sarney. Por fim, após muito pânico nos ares, a situação acabou com Nonato sendo preso e, posteriormente, morto.
E o filme, disponível no catálogo do Star+, retrata de forma bem realista os acontecimentos, narrados originalmente no livro Caixa-preta: o relato de três acidentes aéreos brasileiros, de Ivan Sant’Anna, publicado em 2000, fazendo valer a pena conferir.
Mais sobre O Sequestro do Voo 375, filme nacional tenso no Star+
A trama acompanha Nonato, um homem de origem simples que está em busca de trabalho em meio à uma crise econômica devastadora no período pós-Ditadura, tornando suas tentativas em frustração. Inconformado com o país, ele decide protestar contra o governo de forma extrema.
Embarcando em Belo Horizonte em um avião comercial da Vasp com destino ao Rio de Janeiro, ele decide sequestrar a aeronave, ameaçando o piloto e os demais passageiros. Seu objetivo é arremessar o avião no palácio do planalto, cabendo aos tripulantes terem de impedir esta missão suicida.
O elenco do filme conta com nomes como Danilo Grangheia, Jorge Paz, Roberta Gualda, Juliana Alves, Diego Montez, Adriano Garib, Gabriel Godoy, César Mello, Wagner Santisteban, Johnnas Oliva, Claudio Jaborandy e Arianne Botelho. Assista ao trailer: